Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/3258

TítuloA observação colaborativa na formação reflexiva de professores estagiários de Inglês : um estudo de caso
Autor(es)Paiva, Madalena
Orientador(es)Vieira, Flávia
Data2005
Resumo(s)O presente estudo de caso investiga a observação de aulas como objecto de formação de professores em formação inicial (estágio) explorando a colaboração como condição privilegiada da renovação de papéis e práticas supervisivas. Tem como enquadramento institucional um projecto supervisivo, em curso na Universidade do Minho desde 1995/96, coordenado por uma equipa de supervisoras do Departamento de Metodologias de Educação da Universidade do Minho que a investigadora integra desde 1999 e no qual a investigação-acção surge como estratégia de articulação de uma formação reflexiva de professores com uma pedagogia centrada no aluno. O estudo decorreu no ano lectivo de 2000/2001 junto de um núcleo de estágio da Licenciatura em Ensino de Inglês-Alemão e teve como participantes três professoras estagiárias de Inglês, a supervisora da escola e a supervisora da universidade que, simultaneamente, assume o papel de investigadora participante. Os seus objectivos foram os seguintes: 1. desenvolver e monitorizar práticas de observação colaborativa no âmbito da supervisão de projectos de investigação-acção das professoras estagiárias; 2. compreender as potencialidades e limitações da observação colaborativa na (re)construção de teorias pessoais e papéis supervisivos das supervisoras e professoras estagiárias; 3. avaliar o impacto da intervenção supervisiva no desenvolvimento pessoal e profissional das supervisoras e professoras estagiárias. Através de uma prática continuada de observação colaborativa ao longo de cinco ciclos de observação favoreceram-se percursos exploratórios da prática supervisiva e pedagógica, no sentido da reconceptualização da observação de aulas, com repercussões no desenvolvimento pessoal e profissional das participantes no estudo. O estudo de caso é de natureza interpretativa e envolveu a análise de conteúdo das respostas das professoras estagiárias a vários instrumentos de investigação/formação mobilizados. Objecto de análise de conteúdo foi também a reflexão da supervisora da escola, bem como a interacção das intervenientes num dos encontros de pós-observação. Os dados da análise permitem concluir que uma prática de observação colaborativa favorece um maior empenho e comprometimento da acção supervisiva com a prática pedagógica, a reconceptualização de papéis supervisivos e a aproximação de mundos tradicionalmente tão distantes (a escola e a universidade).
This case study elects classroom observation as a teacher development research object, exploring collaboration as a privileged condition for the reconceptualization of both supervision roles and practices. Since 1999 the researcher has been a member of a team of supervisors at the University of Minho, who adopt action research as the main teacher development strategy. This supervision strategy, which has been carried out since 1995/96, articulates a reflective stance towards teacher development with a pedagogy for autonomy. The study took place in 2000/2001 with three student teachers doing their practicum in English in a local secondary school. The school supervisor and the university supervisor (who is also the researcher of the study) were also participants in the study. The main aims were: 1. to develop and monitor collaborative classroom observation practices linked to the development of student teachers’ action-research projects; 2. to understand the potential value and limitations of collaborative classroom observation in the (re)conceptualisation of personal theories and supervision roles; 3. to evaluate the impact of the supervisory intervention in the personal and professional development of both the supervisors and the student teachers. Throughout five observation cycles a systematic practice of collaborative classroom observation was carried out, potentially favourable to explore classroom and supervison strategies, to reconceptualise classroom observation practices and roles, and to promote the participants´personal and professional development. It is an interpretative case study which includes the content analysis of student teachers’ answers and feedback to several research/teacher development tools as well as the analysis of the school supervisor’s final reflection and the discourse interaction of the participants in a post-observation conference. Three main positive aspects emerge from the analysis of the data: collaborative classroom observation acts positively towards a greater involvement and commitment with the school pedagogy; towards the reconceptualisation of supervision practices and roles and towards bridging the gap between two tradionally separate worlds - the school and the university.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Educação, área de especialização em Supervisão Pedagógica em Ensino do Inglês.
URIhttps://hdl.handle.net/1822/3258
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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