Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/908
Título: | Políticas e contextos educativos para os idosos : um estudo sociológico numa Universidade da Terceira Idade em Portugal |
Autor(es): | Veloso, Esmeraldina |
Orientador(es): | Gomes, Carlos Alberto |
Data: | 2004 |
Resumo(s): | O presente trabalho pretende contribuir para o estudo de um diferente contexto educativo, protagonizado pelas Universidades da Terceira Idade, tendo em conta a sua emergência, o seu papel, ou funções.
As Universidades da Terceira Idade e, mais globalmente, a grande temática da educação para adultos idosos são pouco conhecidas e pouco trabalhadas sociologicamente, pelo menos, em Portugal. Na área da educação de adultos, embora existam diferentes trabalhos que problematizam criticamente a política pública deste sector e os problemas com que ele se tem deparado, há a destacar que ao nível da educação para os adultos idosos pouco debate e teorização se tem concretizado no nosso país. Também ao nível da sociologia da educação não-escolar tem sido uma temática pouco explorada.
Nestas circunstâncias, e a partir de uma contextualização histórica, política e sociológica, pretende-se analisar a terceira idade como uma realidade socialmente construída e a sua evolução histórica, política e social, destacando a forma como as diferentes políticas públicas a trataram e como foram sendo reconhecidos e garantidos os seus direitos, concretamente o direito à educação.
Depois deste enquadramento e através de uma pesquisa inspirada nos princípios metodológicos e objectivos científicos do estudo de caso, visa-se analisar uma Universidade da Terceira Idade enquanto contexto educativo não-escolar, dando conta de algumas dinâmicas e lógicas que traduzem a forma de como os seus protagonistas percepciona m e concretiza m na prática o seu próprio projecto educativo e cultural para adultos idosos. This work attempts to make a contribution to the study of a different educational context of the role, emergence and function of the Third Age Universities. The Third Age Universities and more broadly the issues pertaining to the education of the elderly are often unknown and sociologically unaddressed, at least in Portugal. Despite the existence of several studies that critically address the problems of State Policies in the field of Adult Education, there is a lack of both debate and theorisation of the Education of the Elderly in our country. The topic has also received little attention within the framework of the Sociology of Non-School Education. Given these circumstances and adopting an historical, political and sociological stance, the Third Age is analysed as a socially constructed reality. Also its historical, political and social evolution is analysed along with the ways State Policies have addressed and ackowledged the rights of the Third Age, namely the right to education. Within this framework and based on the research methodology and scientific principles of the Case Study , the aim of the present study is to analyse a Third Age University as a Non-School Education context. An account of some of the dynamics, logic and rationale that characterise the way through which the protagonists of this survey perceive and practice their educational and cultural projects will be given. |
Tipo: | Tese de doutoramento |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/908 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: |
Ficheiros deste registo: