Data | Título | Autor(es) | Tipo | Acesso |
2020 | Abordagens para a diversidade cultural no currículo de formação de professores de ciências: um estudo de caso | Amorim, Camila Ferreira; Baptista, Geilsa Costa Santos; Carvalho, Graça Simões de | Artigo | Acesso aberto |
2017 | Articulação entre alfabetização científica, resolução de problemas e pesquisa orientada e mapas conceituais como recursos didáticos qualificadores ao ensino (de ciências) | Silva, André L.S.; Carvalho, Graça Simões de; Moura, Paulo R.G. | Artigo | Acesso aberto |
6-Jan-2023 | Atividades lúdicas de ciências que potenciam o processo de ensino e de aprendizagem | Teixeira, Cátia Andreia Pereira | Dissertação de mestrado | Acesso aberto |
7-Jul-2023 | À descoberta da saúde e dos seres vivos | Silva, Irene Maria Miranda da | Dissertação de mestrado | Acesso aberto |
16-Dez-2021 | Contributo das atividades experimentais no desenvolvimento conceptual dos alunos | Pinto, Ana Isabel Vieira | Dissertação de mestrado | Acesso aberto |
2018 | Cooperação, responsabilidade e autonomia na Educação em Ciências: um estudo com alunos do 10º ano de escolaridade | Gonçalves, Ângelo Manuel Marques | Dissertação de mestrado | Acesso aberto |
2014 | Creativity in early science education: a case study | Costa, Manuel F. M.; Marques, Marta Isabel Bessa | Capítulo de livro | Acesso aberto |
2012 | Developing experiment based science teaching skills: a lifelong learning opportunity for teachers in a rural area of Turkey | Costa, Manuel F. M.; Erol, Mustafa; Boyuk, Ugur, et al. | Artigo | Acesso aberto |
2019 | Educação em saúde, mediada por filme comercial, na formação de professores de ciências da natureza | Santos, Eliane Gonçalves; Pansera-de-Araújo, Maria Cristina; Carvalho, Graça Simões de | Artigo | Acesso aberto |
25-Nov-2022 | O ensino da Biologia com recurso a atividades laboratoriais do tipo Prevê-Observa-Explica: uma intervenção centrada na unidade «Distribuição de matéria nos seres vivos», no 10.º ano | Castro, Catarina Juliana Ferreira de | Dissertação de mestrado | Acesso aberto |
2023 | O ensino das ciências em escolas do meio rural: concepções de professores do Brasil e de Portugal | Baptista, Geilsa Costa Santos; Tracana, Rosa Branca; Carvalho, Graça S. | Artigo em ata de conferência | Acesso aberto |
2018 | O ensino das ciências no 1º e 2º ciclo do ensino básico com recurso às atividades laboratoriais do tipo Prevê-Observa- Explica: uma intervenção no tema da germinação | Duarte, Kelly Cristina Ferreira | Dissertação de mestrado | Acesso restrito UMinho |
13-Set-2018 | Ensino de ciências no Recôncavo da Bahia - Brasil: estágio curricular na formação de professores para os anos finais no Ensino Fundamental | Almassy, Rosana Cardoso Barreto | Tese de doutoramento | Acesso aberto |
6-Jan-2023 | A importância das aulas de campo no ensino de Ciências | Gomes, Eva Carla Pimenta | Dissertação de mestrado | Acesso aberto |
2017 | A inclusão social através do ensino das Ciências: um estudo centrado nos currículos brasileiro e português | Amestoy, Micheli Bordoli; Leite, Laurinda; Tolentino-Neto, Luiz Caldeira Brant de | Artigo em ata de conferência | Acesso aberto |
2024 | Pão com Ideias – Oficina sobre educação e conservação alimentares para professores | Nobre, Alexandra | Comunicação oral | Acesso aberto |
2018 | O protocolo experimental como mediador no ensino das Ciências no 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico | Araújo, Ana Lúcia da Mota | Dissertação de mestrado | Acesso restrito UMinho |
2017 | Teaching science in primary school through an interdisciplinary approach: a classroom case study | Varela, Paulo Idalino Balça; Moreira, Ana; Martins, Vitor | Artigo | Acesso aberto |
2023 | O tema “Origem da Vida” em livros didáticos de ciências do Brasil e de Portugal | Souza, Maíra Luana Santos; Maricato, Fúlvia Eloá; Magalhães Júnior, Carlos Alberto de Oliveira, et al. | Artigo | Acesso aberto |
2017 | Trabalho cooperativo: implementação de experiências de aprendizagem em Estudo do Meio e Ciências Naturais | Assis, Ana Margarida Pinto | Dissertação de mestrado | Acesso restrito UMinho |