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TítuloAtividades lúdicas de ciências que potenciam o processo de ensino e de aprendizagem
Outro(s) título(s)Ludic activities of sciences that potentiate the teaching and learning process
Autor(es)Teixeira, Cátia Andreia Pereira
Orientador(es)Guimarães, Fernando
Palavras-chaveAtividades lúdicas
Ensino de Ciências
Lúdico
Motivação
1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
Ludic activities
Science teaching
Ludic
Motivation
1st and 2nd Cycles of Basic Education
Data6-Jan-2023
Resumo(s)O relatório de estágio que se segue, realizado no âmbito da Unidade Curricular de Estágio do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e Matemática e Ciências do 2.º Ciclo do Ensino Básico, apresenta uma investigação pedagógica que tanto foi implementada a nível do 1.º Ciclo como do 2.º Ciclo, numa turma do 2.º ano e do 5.º ano, respetivamente. O projeto teve por base o ensino recorrendo ao lúdico, ou seja, de que forma atividades diferentes em sala de aula podem proporcionar aos alunos aprendizagens significativas e de que modo estas podem ser uma mais-valia para o processo de ensino e de aprendizagem. Esta investigação procurou dar resposta à seguinte questão: De que forma o lúdico potencia o processo de ensino e aprendizagem? Todo o estudo se desenvolveu segundo uma metodologia de investigação-ação, existindo uma reflexão para se desenvolverem as atividades estipuladas passando as mesmas por momentos de observação, ação, planificação e reflexão. O projeto passou por três momentos distintos, desenvolvidos de igual modo nos dois contextos: implementação de um questionário inicial, sessões no âmbito do projeto, cinco sessões para o 2.º ano e cinco sessões para o 5.º ano e por fim a implementação de um questionário final. A análise de dados teve como enfoque a comparação das respostas dos alunos aos questionários iniciais e finais, deste modo ficar com a perceção das conceções iniciais e finais dos alunos em relação ao lúdico. Denotou-se que os alunos ao longo do processo demostraram uma participação ativa, também pelo facto de ambas as turmas serem muito participativas. Foram adquiridos novos conhecimentos e complementados outros, existindo uma evolução gradual por parte dos alunos. O lúdico é um facilitador de aprendizagens, que ajuda os alunos a terem interesse por determinado conteúdo e que também complementa as aprendizagens, mantendo os alunos cativados.
The next report, carried out within the curricular unit of the master’s degree in Teaching in the 1st Cycle of Basic Education and Mathematics and Sciences in the 2nd Cycle of Basic Education, presents a pedagogical investigation that was implemented at both level: in 1st Cycle and in the 2nd Cycle, in a class of the 2nd year and the 5th year respectively. The project was based on the ludic use of science teaching, which means, how different activities in the classroom can provide students with meaningful learning and how these can be an added value to the teaching and learning process. This research sought to answer the following question: How does ludic activities in science enhance the teaching and learning process? The whole study was developed according to an action-research methodology, with a reflection to develop the stipulated activities through moments of observation, action, planning and reflection. The project went through three distinct moments, developed in the same way in both contexts: implementation of an initial questionnaire, sessions under the project, five sessions for the 2nd year and five sessions for the 5th year and finally the implementation of a final questionnaire. Results were focused on comparing students' responses to initial and final questionnaires, thus getting the perception of the students' initial and final conceptions in relation to the playful activities. It was noted that the students throughout the process showed an active participation, also because both classes were very active, showing interest. New knowledge was acquired what was useful and contribute to a gradual academic students’ evolution. The ludic is a learning facilitator, which helps students to be interested in certain content and complements learning, keeping students captivated.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico
URIhttps://hdl.handle.net/1822/92144
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

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