Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/92152
Título: | À descoberta da saúde e dos seres vivos |
Outro(s) título(s): | Discovering health and living beings |
Autor(es): | Silva, Irene Maria Miranda da |
Orientador(es): | Guimarães, Fernando |
Palavras-chave: | Ensino das Ciências Saúde Seres vivos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico Health Living beings Science teaching 1st and 2nd Cycles of Basic Education |
Data: | 7-Jul-2023 |
Resumo(s): | O presente documento surge com o objetivo de projetar a experiência desenvolvida na intervenção
pedagógica, no ano letivo 2020/2021. Este estágio pedagógico foi desenvolvido em dois contextos
distintos, numa turma do 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB), e uma turma do 5.º ano do
2.º Ciclo do Ensino Básico (2.º CEB). Foram desenvolvidos dois temas distintos em ambos os contextos,
sendo que no 1.º CEB, o mote central passou pelo assunto À descoberta da Saúde. Procurou-se
responder à questão À descoberta da Saúde: os conhecimentos das crianças serão os ideais? Já no 2.º
CEB, desenvolveu-se o tema À descoberta dos Seres Vivos.
Estes temas foram trabalhados com os seguintes objetivos principais: avaliar as conceções prévias
dos alunos relativamente aos temas; implementar atividades que permitam desenvolver os
conhecimentos da turma; avaliar a evolução da turma face aos saberes adquiridos durante as sessões.
A metodologia escolhida para o desenvolvimento deste trabalho foi a investigação-ação. Em ambos
os contextos, as planificações foram desenvolvidas após a aplicação de questionários denominados de
pré-testes (método de levantamento das conceções prévias dos alunos), uma vez que era possível
observar, através dos resultados, qual o melhor caminho a seguir. Os temas foram desenvolvidos em 11
sessões na turma do 1.º CEB e 9 sessões na turma do 2.º CEB. No final da abordagem de cada
tema/unidade, foram aplicados os mesmos questionários iniciais, porém agora com a finalidade de
analisar o progresso dos alunos, denominados de pós-testes.
Após análise dos resultados dos questionários verificou-se que os mesmos evidenciaram
progressos nos conhecimentos dos alunos. Para além disso foi ainda possível verificar uma notória
evolução face a outras competências, tais como a participação, o empenho e o saber-estar. The present document has the goal of outlining the experience designed in the pedagogic placement that took place in the 2020/2021 academic year. This pedagogic placement occurred in two distinct settings, a third grade class, from primary education, and a fifth grade class, from the second stage of basic education, where two different themes were discussed. For the third grade, the principal theme was “discovering health” where we tried to find out if the children’s knowledge is accurate, taking in consideration some topics as healthy nutrition, food additives, exercise and feelings. On the other hand, for the fifth grade, the main theme was “discovering living creatures”, addressing subjects like diet and nutrition, habitat and reproduction. We studied these subjects with specific goals such as assess student’s previous views on the subjects, put in place activities to allow the class to acquire additional knowledge and assess their evolution during this time. The method chosen for this project was “investigation-action” with the end goal being “learning how to do”. The author considers this the teaching style with more advantages for the involved parties, unlike the more traditional theoretical teaching method. In both contexts, the schedule was developed after some questionnaire (pre-tests), as a way of understanding the previous knowledge of the students and helping us decide the best approach. The topics were developed in eleven sessions in primary education and nine sessions in the second stage of basic education. In the end of each individual topic/unit, we gave the students the same questionnaires as in the beginning (now considered post-test), with the goal of analysing the student’s progress. The results showed improvement through a better test result but also through a development of other skills such as participation, engagement and behaviour. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/92152 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado IE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Irene Maria Miranda da Silva.pdf | Relatório de estágio | 3,13 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons