Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/92152

TítuloÀ descoberta da saúde e dos seres vivos
Outro(s) título(s)Discovering health and living beings
Autor(es)Silva, Irene Maria Miranda da
Orientador(es)Guimarães, Fernando
Palavras-chaveEnsino das Ciências
Saúde
Seres vivos
1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
Health
Living beings
Science teaching
1st and 2nd Cycles of Basic Education
Data7-Jul-2023
Resumo(s)O presente documento surge com o objetivo de projetar a experiência desenvolvida na intervenção pedagógica, no ano letivo 2020/2021. Este estágio pedagógico foi desenvolvido em dois contextos distintos, numa turma do 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB), e uma turma do 5.º ano do 2.º Ciclo do Ensino Básico (2.º CEB). Foram desenvolvidos dois temas distintos em ambos os contextos, sendo que no 1.º CEB, o mote central passou pelo assunto À descoberta da Saúde. Procurou-se responder à questão À descoberta da Saúde: os conhecimentos das crianças serão os ideais? Já no 2.º CEB, desenvolveu-se o tema À descoberta dos Seres Vivos. Estes temas foram trabalhados com os seguintes objetivos principais: avaliar as conceções prévias dos alunos relativamente aos temas; implementar atividades que permitam desenvolver os conhecimentos da turma; avaliar a evolução da turma face aos saberes adquiridos durante as sessões. A metodologia escolhida para o desenvolvimento deste trabalho foi a investigação-ação. Em ambos os contextos, as planificações foram desenvolvidas após a aplicação de questionários denominados de pré-testes (método de levantamento das conceções prévias dos alunos), uma vez que era possível observar, através dos resultados, qual o melhor caminho a seguir. Os temas foram desenvolvidos em 11 sessões na turma do 1.º CEB e 9 sessões na turma do 2.º CEB. No final da abordagem de cada tema/unidade, foram aplicados os mesmos questionários iniciais, porém agora com a finalidade de analisar o progresso dos alunos, denominados de pós-testes. Após análise dos resultados dos questionários verificou-se que os mesmos evidenciaram progressos nos conhecimentos dos alunos. Para além disso foi ainda possível verificar uma notória evolução face a outras competências, tais como a participação, o empenho e o saber-estar.
The present document has the goal of outlining the experience designed in the pedagogic placement that took place in the 2020/2021 academic year. This pedagogic placement occurred in two distinct settings, a third grade class, from primary education, and a fifth grade class, from the second stage of basic education, where two different themes were discussed. For the third grade, the principal theme was “discovering health” where we tried to find out if the children’s knowledge is accurate, taking in consideration some topics as healthy nutrition, food additives, exercise and feelings. On the other hand, for the fifth grade, the main theme was “discovering living creatures”, addressing subjects like diet and nutrition, habitat and reproduction. We studied these subjects with specific goals such as assess student’s previous views on the subjects, put in place activities to allow the class to acquire additional knowledge and assess their evolution during this time. The method chosen for this project was “investigation-action” with the end goal being “learning how to do”. The author considers this the teaching style with more advantages for the involved parties, unlike the more traditional theoretical teaching method. In both contexts, the schedule was developed after some questionnaire (pre-tests), as a way of understanding the previous knowledge of the students and helping us decide the best approach. The topics were developed in eleven sessions in primary education and nine sessions in the second stage of basic education. In the end of each individual topic/unit, we gave the students the same questionnaires as in the beginning (now considered post-test), with the goal of analysing the student’s progress. The results showed improvement through a better test result but also through a development of other skills such as participation, engagement and behaviour.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico
URIhttps://hdl.handle.net/1822/92152
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Irene Maria Miranda da Silva.pdfRelatório de estágio3,13 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID