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https://hdl.handle.net/1822/92858
Título: | Impacto do estado superficial dos pavimentos dos passeios nas condições de circulação dos peões |
Outro(s) título(s): | Impact of sidewalk surface condition on pedestrian circulation conditions |
Autor(es): | Rodrigues, Alexandra Afonso |
Orientador(es): | Silva, Hugo M. R. D. Fonseca, Fernando Pereira da |
Palavras-chave: | Infraestruturas pedonais Passeios Pavimentos Qualidade dos passeios Mobilidade pedonal Braga Pedestrian infrastructures Sidewalks Pavements Sidewalk quality Pedestrian mobility |
Data: | 23-Nov-2023 |
Resumo(s): | Esta dissertação tem como objetivo estudar o “Impacto do estado superficial dos pavimentos dos
passeios nas condições de circulação dos peões”, considerando um percurso pedonal entre o Centro
Coordenador de Transportes de Braga (CCTB) e o Campus de Gualtar da Universidade do Minho.
Em termos metodológicos, o estudo foi feito através de uma abordagem mista, combinando
componentes objetivas e subjetivas. A componente objetiva envolveu a avaliação dos pavimentos
utilizados nos passeios, tendo por base os cinco parâmetros seguintes: irregularidade, atrito, textura,
conforto térmico e albedo. Além disso, fez-se o levantamento das características gerais dos passeios que
foram recolhidas através de uma auditoria às ruas no percurso selecionado. O desempenho dos cinco
indicadores foi avaliado in situ em sete pontos específicos ao longo do referido percurso pedonal, e
algumas propriedades foram avaliadas continuamente com um carrinho de bebé instrumentado.
Diversos equipamentos e metodologias foram utilizados na análise objetiva, que incluíram medições com
uma régua de três metros, pêndulo Britânico, acelerómetro, sensores térmicos, câmara termográfica e
um piranómetro. A componente subjetiva baseou-se num questionário presencial dirigido aos peões que
circulavam no percurso selecionado, cujo objetivo foi o de recolher as perceções dos peões sobre os
pavimentos e as características gerais dos passeios e a sua importância nas deslocações a pé.
Este estudo pioneiro e inovador realizado na cidade de Braga demonstra claramente que os tipos de
pavimentos dos passeios e o seu estado de conservação são aspetos fundamentais para o conforto e
segurança dos peões e para tornar a utilização do modo pedonal mais atrativa e conveniente. Em suma,
os resultados obtidos mostram que, pelo menos, alguns troços dos passeios no percurso selecionado
devem ser reparados de modo a melhorar o conforto e a segurança dos peões que ali circulam, pois
encontram-se bastante danificados. This dissertation aims to study the "Impact of the surface condition of sidewalk sidewalks on pedestrian circulation conditions", considering a pedestrian route between the Braga Transport Coordination Center (CCTB) and the Gualtar Campus of the University of Minho. In methodological terms, the study was conducted using a mixed approach, combining objective and subjective components. The objective component involved the evaluation of the sidewalk pavements based on the following five parameters: roughness, friction, texture, thermal comfort, and albedo. Moreover, the general characteristics of the sidewalks were collected through a street audit on the selected route. The performance of the five indicators was assessed in situ at seven specific points along the pedestrian route, and some properties were evaluated continuously with an instrumented pram. Different equipment and methodologies were used for the objective analysis, including measurements with a 3-meter ruler, British pendulum, accelerometer, thermal sensors, thermographic camera and a pyranometer. The subjective component was based on a face-to-face questionnaire for pedestrians walking on the selected route. It aimed at collecting pedestrians' perceptions about the pavements, general characteristics of sidewalks and their importance in walking. This pioneering and innovative study carried out in Braga demonstrates that the pavement types of sidewalks and their state of conservation are fundamental aspects for the comfort and safety of pedestrians and to make the use of the pedestrian mode more attractive and convenient. In short, the results show that some sidewalk sections on the selected route are damaged and should be repaired to improve pedestrians' comfort and safety. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Engenharia Urbana |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/92858 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado C-TAC - Dissertações de Mestrado ISISE - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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