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dc.contributor.advisorSilva, Hugo M. R. D.por
dc.contributor.advisorFonseca, Fernando Pereira dapor
dc.contributor.authorRodrigues, Alexandra Afonsopor
dc.date.accessioned2024-09-02T14:53:46Z-
dc.date.available2024-09-02T14:53:46Z-
dc.date.issued2023-11-23-
dc.date.submitted2023-11-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/92858-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Engenharia Urbanapor
dc.description.abstractEsta dissertação tem como objetivo estudar o “Impacto do estado superficial dos pavimentos dos passeios nas condições de circulação dos peões”, considerando um percurso pedonal entre o Centro Coordenador de Transportes de Braga (CCTB) e o Campus de Gualtar da Universidade do Minho. Em termos metodológicos, o estudo foi feito através de uma abordagem mista, combinando componentes objetivas e subjetivas. A componente objetiva envolveu a avaliação dos pavimentos utilizados nos passeios, tendo por base os cinco parâmetros seguintes: irregularidade, atrito, textura, conforto térmico e albedo. Além disso, fez-se o levantamento das características gerais dos passeios que foram recolhidas através de uma auditoria às ruas no percurso selecionado. O desempenho dos cinco indicadores foi avaliado in situ em sete pontos específicos ao longo do referido percurso pedonal, e algumas propriedades foram avaliadas continuamente com um carrinho de bebé instrumentado. Diversos equipamentos e metodologias foram utilizados na análise objetiva, que incluíram medições com uma régua de três metros, pêndulo Britânico, acelerómetro, sensores térmicos, câmara termográfica e um piranómetro. A componente subjetiva baseou-se num questionário presencial dirigido aos peões que circulavam no percurso selecionado, cujo objetivo foi o de recolher as perceções dos peões sobre os pavimentos e as características gerais dos passeios e a sua importância nas deslocações a pé. Este estudo pioneiro e inovador realizado na cidade de Braga demonstra claramente que os tipos de pavimentos dos passeios e o seu estado de conservação são aspetos fundamentais para o conforto e segurança dos peões e para tornar a utilização do modo pedonal mais atrativa e conveniente. Em suma, os resultados obtidos mostram que, pelo menos, alguns troços dos passeios no percurso selecionado devem ser reparados de modo a melhorar o conforto e a segurança dos peões que ali circulam, pois encontram-se bastante danificados.por
dc.description.abstractThis dissertation aims to study the "Impact of the surface condition of sidewalk sidewalks on pedestrian circulation conditions", considering a pedestrian route between the Braga Transport Coordination Center (CCTB) and the Gualtar Campus of the University of Minho. In methodological terms, the study was conducted using a mixed approach, combining objective and subjective components. The objective component involved the evaluation of the sidewalk pavements based on the following five parameters: roughness, friction, texture, thermal comfort, and albedo. Moreover, the general characteristics of the sidewalks were collected through a street audit on the selected route. The performance of the five indicators was assessed in situ at seven specific points along the pedestrian route, and some properties were evaluated continuously with an instrumented pram. Different equipment and methodologies were used for the objective analysis, including measurements with a 3-meter ruler, British pendulum, accelerometer, thermal sensors, thermographic camera and a pyranometer. The subjective component was based on a face-to-face questionnaire for pedestrians walking on the selected route. It aimed at collecting pedestrians' perceptions about the pavements, general characteristics of sidewalks and their importance in walking. This pioneering and innovative study carried out in Braga demonstrates that the pavement types of sidewalks and their state of conservation are fundamental aspects for the comfort and safety of pedestrians and to make the use of the pedestrian mode more attractive and convenient. In short, the results show that some sidewalk sections on the selected route are damaged and should be repaired to improve pedestrians' comfort and safety.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/por
dc.subjectInfraestruturas pedonaispor
dc.subjectPasseiospor
dc.subjectPavimentospor
dc.subjectQualidade dos passeiospor
dc.subjectMobilidade pedonalpor
dc.subjectBragapor
dc.subjectPedestrian infrastructurespor
dc.subjectSidewalkspor
dc.subjectPavementspor
dc.subjectSidewalk qualitypor
dc.subjectPedestrian mobilitypor
dc.titleImpacto do estado superficial dos pavimentos dos passeios nas condições de circulação dos peõespor
dc.title.alternativeImpact of sidewalk surface condition on pedestrian circulation conditionspor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid203650832por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade18 valorespor
sdum.uoeiEscola de Engenhariapor
dc.subject.fosEngenharia e Tecnologia::Engenharia Civilpor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
C-TAC - Dissertações de Mestrado
ISISE - Dissertações de Mestrado

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