Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/92107
Título: | O ensino de Português a partir de obras literárias e respetivos autores |
Outro(s) título(s): | Teaching Portuguese based on literary works and their authors |
Autor(es): | Sá, Ana Cláudia da Silva de |
Orientador(es): | Carvalho, José António Brandão |
Palavras-chave: | Atividades desenvolvidas Domínios da aula Ensino de Português Developed activities Class domains Teaching Portuguese |
Data: | 17-Nov-2023 |
Resumo(s): | Este relatório foi elaborado no âmbito do Estágio Profissional do Mestrado em Ensino
de Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, realizado durante o
ano letivo 2022/2023, numa Escola Secundária em Braga. Tem como objetivo evidenciar
o desenvolvimento de conhecimentos e competências na prática educativa do ensino
de Português.
Aborda a avaliação, desenvolvimento a implementação e avaliação de estratégias de
ensino-aprendizagem, numa lógica reflexiva, considerando as dimensões sociais,
culturais e políticas, e o desenvolvimento dos domínios da linguagem.
Está dividido em dois capítulos: o primeiro apresenta a contextualização do estágio, a
caracterização da turma, os ciclos de intervenção pedagógica e a dimensão investigativa;
o segundo aborda a fundamentação, avaliação e explicação das atividades
desenvolvidas no estágio, relacionando-as com a Didática da Língua Portuguesa.
Conclui-se com recomendações e reflexões sobre o desenvolvimento pessoal e
profissional, bem como os resultados esperados do Estágio Profissional. This report was prepared as part of the Professional Internship of the Master's in Portuguese Teaching at the 3rd Cycle of Basic Education and Secondary Education, conducted during the academic year 2022/2023 at a Secondary School in Braga. Its objective is to highlight the development of knowledge and competencies in the educational practice of teaching Portuguese. It addresses the assessment, development, implementation, and evaluation of teaching and learning strategies in a reflective logic, considering the social, cultural, and political dimensions, as well as the development of language domains. It is divided into two chapters: the first presents the contextualization of the internship, the class characterization, the pedagogical intervention cycles, and the research dimension; the second discusses the foundation, evaluation, and explanation of the activities carried out during the internship, relating them to Portuguese Language Didactics. It concludes with recommendations and reflections on personal and professional development, as well as the expected results of the Professional Internship. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/92107 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado IE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ana Claudia Silva Sa.pdf | Relatório de estágio | 2,31 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons