Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/92107

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCarvalho, José António Brandãopor
dc.contributor.authorSá, Ana Cláudia da Silva depor
dc.date.accessioned2024-06-27T14:52:55Z-
dc.date.available2024-06-27T14:52:55Z-
dc.date.issued2023-11-17-
dc.date.submitted2023-10-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/92107-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundáriopor
dc.description.abstractEste relatório foi elaborado no âmbito do Estágio Profissional do Mestrado em Ensino de Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, realizado durante o ano letivo 2022/2023, numa Escola Secundária em Braga. Tem como objetivo evidenciar o desenvolvimento de conhecimentos e competências na prática educativa do ensino de Português. Aborda a avaliação, desenvolvimento a implementação e avaliação de estratégias de ensino-aprendizagem, numa lógica reflexiva, considerando as dimensões sociais, culturais e políticas, e o desenvolvimento dos domínios da linguagem. Está dividido em dois capítulos: o primeiro apresenta a contextualização do estágio, a caracterização da turma, os ciclos de intervenção pedagógica e a dimensão investigativa; o segundo aborda a fundamentação, avaliação e explicação das atividades desenvolvidas no estágio, relacionando-as com a Didática da Língua Portuguesa. Conclui-se com recomendações e reflexões sobre o desenvolvimento pessoal e profissional, bem como os resultados esperados do Estágio Profissional.por
dc.description.abstractThis report was prepared as part of the Professional Internship of the Master's in Portuguese Teaching at the 3rd Cycle of Basic Education and Secondary Education, conducted during the academic year 2022/2023 at a Secondary School in Braga. Its objective is to highlight the development of knowledge and competencies in the educational practice of teaching Portuguese. It addresses the assessment, development, implementation, and evaluation of teaching and learning strategies in a reflective logic, considering the social, cultural, and political dimensions, as well as the development of language domains. It is divided into two chapters: the first presents the contextualization of the internship, the class characterization, the pedagogical intervention cycles, and the research dimension; the second discusses the foundation, evaluation, and explanation of the activities carried out during the internship, relating them to Portuguese Language Didactics. It concludes with recommendations and reflections on personal and professional development, as well as the expected results of the Professional Internship.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectAtividades desenvolvidaspor
dc.subjectDomínios da aulapor
dc.subjectEnsino de Portuguêspor
dc.subjectDeveloped activitiespor
dc.subjectClass domainspor
dc.subjectTeaching Portuguesepor
dc.titleO ensino de Português a partir de obras literárias e respetivos autorespor
dc.title.alternativeTeaching Portuguese based on literary works and their authorspor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid203615468por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade15 valorespor
sdum.uoeiInstituto de Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ana Claudia Silva Sa.pdfRelatório de estágio2,31 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID