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https://hdl.handle.net/1822/89649
Título: | Uma visão multiperspetivada d'A Segunda Guerra Mundial: vencedores e vencidos da história |
Autor(es): | Pinto, Dmitri Nagovitsin |
Orientador(es): | Gago, Marília |
Palavras-chave: | Educação histórica Ensino Básico História Multiperspetiva histórica Historical education Basic Education History Historical multiperspective |
Data: | 23-Nov-2022 |
Resumo(s): | O presente Relatório de Estágio Profissional, resulta da Intervenção Pedagógica Supervisionada
concretizada numa turma de 9º ano de escolaridade do Ensino Básico. Tem como propósito
apresentar o trabalho realizado com 23 alunos, em aula, sobre Multiperspetiva Histórica, tendo
este processo sido implementado em aulas à distância (online), mas cujo objetivo foi desenvolver
a compreensão e o conhecimento histórico. O trabalho desenvolvido neste âmbito pretende seguir
os propósitos da Educação Histórica, nomeadamente seguindo o paradigma da aula oficina (Barca,
2004). Os conteúdos programáticos estudados, seguem as linhas das Aprendizagens Essenciais,
assim como do Programa Curricular da disciplina de História. Pretendemos, assim, criar tarefas
que permitissem aos alunos desenvolverem o seu pensamento histórico através de atividades que
desafiassem o seu intelecto. Abordando o tema da II Guerra Mundial, os alunos teriam de entender
as diferenças de narrativas, ou seja, a multiperspetiva sobre esse tema. Esta abordagem segue os
princípios de Wertsh (2000), aqui procura-se entender no que é que os alunos acreditam sobre as
perspetivas relativas a este tema. Da mesma forma, o trabalho da narrativa histórica sobre este
tema foi desenvolvido juntamente com os alunos. Estas duas componentes narrativas inerentes
da epistemologia histórica foram escolhidas como estratégia para a Intervenção Pedagógica
Supervisionada, pois permitem uma exploração, mais profunda, e mais interessante sobre o tema.
O objetivo da Intervenção Pedagógica Supervisionada prende-se com compreendermos se existem
diferenças entre o início (ideias prévias) e o após (ideias finais) da implementação da mesma
Intervenção. A análise dos dados foi feita de forma qualitativa e indutiva, inspirada nos princípios
da codificação de dados da Grouded Theory. Os resultados obtidos demonstram que existiu uma
progressão no pensamento e conhecimento histórico por parte dos alunos, denotando-se uma
maior profundidade de fazer sentido da realidade histórica à medida que a IPS e o estágio foram
avançando. The following professional internship report is the result from 9th year of basic education scholarity’s Supervised Pedagogical Intervention. The main goal this paper has is to present the work results obtained from 23 students about Historical Multiperspective, and the historical comprehension and knowledge was the purpose, the process went through home school because of Covid. The workshop classes were the paradigm followed within the purposes of History Education (Barca, 2004). The syllabus studied followed the target from History’s Essential Learning and the History’s Curriculum Program. We aimed to create assignments that gives tasks to students to develop the historical thought capacity through activities that challenge their intellect. The II World War was the chose program for these activities, which allowed the possibilities of interpreting different perspectives, which leaded to multiperspective theme. This approach followed the principles from Wertsh (2000), that intends to comprehend the student’s beliefs about the chosen subject. This way, the theme about history’s narrative work was made alongside with students. These two inherent narrative components of historical epistemology were chosen as a strategy for Supervised Pedagogical Intervention, so they lead to a profound and interesting view about the theme. The Supervised Pedagogical Intervention’s main goal is to comprehend the existence of different types of view (prior ideas) and the post work (final ideas) of Intervention application. Data analysis was performed qualitatively and inductively, based on Grounded Theory principal code. The results show a progression on the student’s historical thought and knowledge, evidencing a better comprehension on the historical reality along the internship and the Supervised Pedagogical Intervention. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/89649 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado IE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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