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https://hdl.handle.net/1822/89649
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Gago, Marília | por |
dc.contributor.author | Pinto, Dmitri Nagovitsin | por |
dc.date.accessioned | 2024-03-18T11:49:26Z | - |
dc.date.available | 2024-03-18T11:49:26Z | - |
dc.date.issued | 2022-11-23 | - |
dc.date.submitted | 2022-09 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/89649 | - |
dc.description | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário | por |
dc.description.abstract | O presente Relatório de Estágio Profissional, resulta da Intervenção Pedagógica Supervisionada concretizada numa turma de 9º ano de escolaridade do Ensino Básico. Tem como propósito apresentar o trabalho realizado com 23 alunos, em aula, sobre Multiperspetiva Histórica, tendo este processo sido implementado em aulas à distância (online), mas cujo objetivo foi desenvolver a compreensão e o conhecimento histórico. O trabalho desenvolvido neste âmbito pretende seguir os propósitos da Educação Histórica, nomeadamente seguindo o paradigma da aula oficina (Barca, 2004). Os conteúdos programáticos estudados, seguem as linhas das Aprendizagens Essenciais, assim como do Programa Curricular da disciplina de História. Pretendemos, assim, criar tarefas que permitissem aos alunos desenvolverem o seu pensamento histórico através de atividades que desafiassem o seu intelecto. Abordando o tema da II Guerra Mundial, os alunos teriam de entender as diferenças de narrativas, ou seja, a multiperspetiva sobre esse tema. Esta abordagem segue os princípios de Wertsh (2000), aqui procura-se entender no que é que os alunos acreditam sobre as perspetivas relativas a este tema. Da mesma forma, o trabalho da narrativa histórica sobre este tema foi desenvolvido juntamente com os alunos. Estas duas componentes narrativas inerentes da epistemologia histórica foram escolhidas como estratégia para a Intervenção Pedagógica Supervisionada, pois permitem uma exploração, mais profunda, e mais interessante sobre o tema. O objetivo da Intervenção Pedagógica Supervisionada prende-se com compreendermos se existem diferenças entre o início (ideias prévias) e o após (ideias finais) da implementação da mesma Intervenção. A análise dos dados foi feita de forma qualitativa e indutiva, inspirada nos princípios da codificação de dados da Grouded Theory. Os resultados obtidos demonstram que existiu uma progressão no pensamento e conhecimento histórico por parte dos alunos, denotando-se uma maior profundidade de fazer sentido da realidade histórica à medida que a IPS e o estágio foram avançando. | por |
dc.description.abstract | The following professional internship report is the result from 9th year of basic education scholarity’s Supervised Pedagogical Intervention. The main goal this paper has is to present the work results obtained from 23 students about Historical Multiperspective, and the historical comprehension and knowledge was the purpose, the process went through home school because of Covid. The workshop classes were the paradigm followed within the purposes of History Education (Barca, 2004). The syllabus studied followed the target from History’s Essential Learning and the History’s Curriculum Program. We aimed to create assignments that gives tasks to students to develop the historical thought capacity through activities that challenge their intellect. The II World War was the chose program for these activities, which allowed the possibilities of interpreting different perspectives, which leaded to multiperspective theme. This approach followed the principles from Wertsh (2000), that intends to comprehend the student’s beliefs about the chosen subject. This way, the theme about history’s narrative work was made alongside with students. These two inherent narrative components of historical epistemology were chosen as a strategy for Supervised Pedagogical Intervention, so they lead to a profound and interesting view about the theme. The Supervised Pedagogical Intervention’s main goal is to comprehend the existence of different types of view (prior ideas) and the post work (final ideas) of Intervention application. Data analysis was performed qualitatively and inductively, based on Grounded Theory principal code. The results show a progression on the student’s historical thought and knowledge, evidencing a better comprehension on the historical reality along the internship and the Supervised Pedagogical Intervention. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | por |
dc.subject | Educação histórica | por |
dc.subject | Ensino Básico | por |
dc.subject | História | por |
dc.subject | Multiperspetiva histórica | por |
dc.subject | Historical education | por |
dc.subject | Basic Education | por |
dc.subject | History | por |
dc.subject | Historical multiperspective | por |
dc.title | Uma visão multiperspetivada d'A Segunda Guerra Mundial: vencedores e vencidos da história | por |
dc.type | masterThesis | eng |
dc.identifier.tid | 203546954 | por |
thesis.degree.grantor | Universidade do Minho | por |
sdum.degree.grade | 18 valores | por |
sdum.uoei | Instituto de Educação | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado IE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Dmitri Nagovitsin Pinto.pdf | Relatório de estágio | 3,63 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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