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https://hdl.handle.net/1822/87614
Título: | Modelo do 3.º ciclo da avaliação externa das escolas |
Autor(es): | Fialho, Isabel Pacheco, José Augusto Sousa, Joana |
Palavras-chave: | Avaliação Externa Qualidade Accountability |
Data: | 30-Jun-2023 |
Editora: | Edições Húmus |
Citação: | Fialho, I., Pacheco, J. A., & Sousa, J. (2023). Modelo do 3.º ciclo da avaliação externa das escolas. In I. Fialho, J. Saragoça, S. Gomes, M. J. Silvestre, & A.P. Correia (Coord.), Avaliação externa das escolas. Mecanismos de mudança nas escolas e na inspeção (pp.15-43). Edições Húmus. |
Resumo(s): | Perspetivando-se o início do 3º ciclo de Avaliação Externa das Escolas, a partir do ano letivo de 2017-2018, em outubro de 2016 foi nomeado o Grupo de Trabalho de Avaliação Externa das Escolas (GTAEE) com a missão de analisar os referenciais e metodologias do Programa de Avaliação Externa das Escolas em vigor e propor o modelo para o 3º ciclo da avaliação externa das escolas. Neste texto damos conta de todo o trabalho desenvolvido pelo GTAEE desde a sua constituição até à experiência-piloto do modelo que decorreu em oito escolas públicas e uma escola privada. O processo começou com a análise de diversos documentos nacionais e internacionais, incluindo normativos de política educativa, que conduziu a significativas alterações no referencial da AEE, designadamente no âmbito, objetivos e princípios – alargamento da AEE a estabelecimento de ensino particular e cooperativo –, metodologia – inclusão, no quadro de referência, do domínio da Autoavaliação e de novos indicadores e referentes; alargamento da equipa de avaliadores a mais um perito externo; introdução da observação da prática educativa e letiva; maior diversificação e flexibilização das agendas; alteração dos descritores da escala de classificação; utilização do Infoescolas como principal fonte de dados quantitativos; devolução das primeiras considerações sobre a avaliação, no painel da Direção; introdução de um painel de entrevista com membros representativos da comunidade educativa; estrutura do relatório; possibilidade de avaliação externa intercalar e a criação de instâncias mais alargadas de acompanhamento do processo e de recurso das decisões. A proposta do modelo foi testada numa experiência-piloto que permitiu a validação do modelo geral proposto para o 3º ciclo da avaliação externa das escolas, providenciando informação útil ao grupo de trabalho para consolidar e aperfeiçoar a sua proposta, designadamente ao nível do referencial teórico-conceptual, conferindo uma maior centralidade aos processos de ensino-aprendizagem; dos referentes / indicadores, com a redução de aspetos redundantes ou secundários; da metodologia com a adequação às diferentes tipologias de escola e seus modos de organização; da informação documental com a sistematização dos indicadores a disponibilizar às equipas de avaliação; da escala de classificação com o aperfeiçoamento dos descritivos da escala; do relatório com orientações que garantam um modelo mais útil para os diferentes agentes das comunidades educativas. |
Tipo: | Capítulo de livro |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/87614 |
ISBN: | 978-989-755-862-7 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
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Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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