Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/87614
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Fialho, Isabel | por |
dc.contributor.author | Pacheco, José Augusto | por |
dc.contributor.author | Sousa, Joana | por |
dc.date.accessioned | 2023-12-20T11:17:27Z | - |
dc.date.available | 2023-12-20T11:17:27Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-30 | - |
dc.identifier.citation | Fialho, I., Pacheco, J. A., & Sousa, J. (2023). Modelo do 3.º ciclo da avaliação externa das escolas. In I. Fialho, J. Saragoça, S. Gomes, M. J. Silvestre, & A.P. Correia (Coord.), Avaliação externa das escolas. Mecanismos de mudança nas escolas e na inspeção (pp.15-43). Edições Húmus. | por |
dc.identifier.isbn | 978-989-755-862-7 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/87614 | - |
dc.description.abstract | Perspetivando-se o início do 3º ciclo de Avaliação Externa das Escolas, a partir do ano letivo de 2017-2018, em outubro de 2016 foi nomeado o Grupo de Trabalho de Avaliação Externa das Escolas (GTAEE) com a missão de analisar os referenciais e metodologias do Programa de Avaliação Externa das Escolas em vigor e propor o modelo para o 3º ciclo da avaliação externa das escolas. Neste texto damos conta de todo o trabalho desenvolvido pelo GTAEE desde a sua constituição até à experiência-piloto do modelo que decorreu em oito escolas públicas e uma escola privada. O processo começou com a análise de diversos documentos nacionais e internacionais, incluindo normativos de política educativa, que conduziu a significativas alterações no referencial da AEE, designadamente no âmbito, objetivos e princípios – alargamento da AEE a estabelecimento de ensino particular e cooperativo –, metodologia – inclusão, no quadro de referência, do domínio da Autoavaliação e de novos indicadores e referentes; alargamento da equipa de avaliadores a mais um perito externo; introdução da observação da prática educativa e letiva; maior diversificação e flexibilização das agendas; alteração dos descritores da escala de classificação; utilização do Infoescolas como principal fonte de dados quantitativos; devolução das primeiras considerações sobre a avaliação, no painel da Direção; introdução de um painel de entrevista com membros representativos da comunidade educativa; estrutura do relatório; possibilidade de avaliação externa intercalar e a criação de instâncias mais alargadas de acompanhamento do processo e de recurso das decisões. A proposta do modelo foi testada numa experiência-piloto que permitiu a validação do modelo geral proposto para o 3º ciclo da avaliação externa das escolas, providenciando informação útil ao grupo de trabalho para consolidar e aperfeiçoar a sua proposta, designadamente ao nível do referencial teórico-conceptual, conferindo uma maior centralidade aos processos de ensino-aprendizagem; dos referentes / indicadores, com a redução de aspetos redundantes ou secundários; da metodologia com a adequação às diferentes tipologias de escola e seus modos de organização; da informação documental com a sistematização dos indicadores a disponibilizar às equipas de avaliação; da escala de classificação com o aperfeiçoamento dos descritivos da escala; do relatório com orientações que garantam um modelo mais útil para os diferentes agentes das comunidades educativas. | por |
dc.description.sponsorship | Este trabalho é financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto PTDC/CED-EDG/30410/2017, e dos projetos UIDB/01661/2020 e UIDP/01661/2020, através de fundos nacionais da FCT/MCTES-PT. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Edições Húmus | por |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/3599-PPCDT/PTDC%2FCED-EDG%2F30410%2F2017/PT | por |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F01661%2F2020/PT | por |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDP%2F01661%2F2020/PT | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | por |
dc.subject | Avaliação Externa | por |
dc.subject | Qualidade | por |
dc.subject | Accountability | por |
dc.title | Modelo do 3.º ciclo da avaliação externa das escolas | por |
dc.type | bookPart | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
oaire.citationStartPage | 15 | por |
oaire.citationEndPage | 43 | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
sdum.bookTitle | Avaliação externa das escolas: mecanismos de mudança nas escolas e na inspeção | por |
oaire.version | VoR | por |
dc.subject.ods | Educação de qualidade | por |
Aparece nas coleções: |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CAP1_AEE_2023.pdf | 1,78 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons