Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/85437

TítuloAuxílio à redação de textos académicos através de uma ferramenta de criação de mapas mentais
Autor(es)Araújo, Sílvia
Lopes, Sérgio
Castro, Renata
Ferreira, Sandra
Palavras-chavemapa heurístico
competência textual
oralidade
discurso académico
DataJul-2017
CitaçãoAraújo, Sílvia, Lopes Sérgio, Renata Castro, Sandra Ferreira (2018). Auxílio à redação de textos académicos através de uma ferramenta de criação de mapas mentais. In Patrícia Rosado Pinto (Coord.) CNAppes.17. 4º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior (pp. 203-208). Instituto Politécnico de Setúbal, 13 e 14 de julho de 2017203-208.
Resumo(s)Assumindo a importância que a escrita desempenha nos mais variados contextos, é realmente importante refletir sobre os processos utilizados pelos alunos na construção dos seus textos escritos, nomeadamente no contexto académico. Nas linhas que se seguem, propomo-nos apresentar os resultados de uma experiência pedagógica que serviu de base à criação de uma ferramenta informática de apoio à escrita, com vista a melhorar a competência de escrita dos alunos, a nível macro (organização textual, gestão da progressão e continuidade tópica) e microtextual (morfossintaxe e semântica). Como veremos, este recurso integrado e acessível online contribuirá para que os alunos desenvolvam, com base em mapas heurísticos, um método de escrita mais eficaz, aplicável à realização de trabalhos em várias disciplinas.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/85437
Versão da editorahttps://cnappes.org/cnappes-2017/files/2018/06/Livro_Atas_CNaPPES_2017.pdf
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CEHUM - Artigos em livros de atas


Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID