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https://hdl.handle.net/1822/84974
Título: | Ensino em grupo de instrumentos musicais no contexto das expressões artísticas das escolas públicas |
Autor(es): | Santos, Ana Roseli Paes dos Vieira, Maria Helena |
Palavras-chave: | Ensino instrumental em grupo Escola pública Escola genérica Conservatório de música Pedagogia musical Política educativa do ensino da música |
Data: | 2013 |
Editora: | Universidade da Coruña / Universidade do Minho |
Citação: | Santos, A. R. e Vieira, M. H. (2013). Ensino em grupo de instrumentos musicais no contexto das expressões artísticas das escolas públicas. In Actas do XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, na Universidade do Minho, pp. 1278-1290. (ISBN: 978-989-8525-22-2) |
Resumo(s): | As expressões artísticas são áreas ricas em si mesmas, e também pelo seu potencial no desenvolvimento de uma série de competências e aptidões transversais, cognitivas, sociais e culturais; no entanto, elas apresentam dificuldades de implementação na escola pública generalista devido a problemas relacionados com a formação de professores e também com processos precoces e mal delineados de interdisciplinaridade, que dificultam a aprendizagem efectiva das linguagens artísticas. Esta pesquisa, em desenvolvimento na Universidade do Minho, aborda a temática do ensino em grupo de instrumentos musicais heterogéneos no contexto da escola pública portuguesa e brasileira. Ao questionar alguns dos processos pedagógicos de ensino musical vigentes nos dois países , nos ramos genérico e especializado, procurou-se, por meio de uma investigação com base num paradigma qualitativo, estudar dois casos (Stake, 2006) para conhecer e compreender o processo de ensino-aprendizagem por meio do ensino colectivo de instrumentos musicais, no âmbito pedagógico, epistemológico, político e cultural. Considerando dois projectos bem-sucedidos de ensino instrumental em grupo em Portugal e no Brasil, houve a necessidade de realizar esta investigação que permitisse estudar, identificar e descrever as boas práticas e sistematizar um conjunto de sugestões do ponto de vista pedagógico, curricular e político para que, no futuro, possam subsidiar a elaboração de projectos de intervenção de políticas curriculares. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/84974 |
ISSN: | 978-989-8525-22-2 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Textos em atas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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