Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/84974

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Ana Roseli Paes dospor
dc.contributor.authorVieira, Maria Helenapor
dc.date.accessioned2023-06-13T08:07:27Z-
dc.date.available2023-06-13T08:07:27Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationSantos, A. R. e Vieira, M. H. (2013). Ensino em grupo de instrumentos musicais no contexto das expressões artísticas das escolas públicas. In Actas do XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, na Universidade do Minho, pp. 1278-1290. (ISBN: 978-989-8525-22-2)por
dc.identifier.issn978-989-8525-22-2-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/84974-
dc.description.abstractAs expressões artísticas são áreas ricas em si mesmas, e também pelo seu potencial no desenvolvimento de uma série de competências e aptidões transversais, cognitivas, sociais e culturais; no entanto, elas apresentam dificuldades de implementação na escola pública generalista devido a problemas relacionados com a formação de professores e também com processos precoces e mal delineados de interdisciplinaridade, que dificultam a aprendizagem efectiva das linguagens artísticas. Esta pesquisa, em desenvolvimento na Universidade do Minho, aborda a temática do ensino em grupo de instrumentos musicais heterogéneos no contexto da escola pública portuguesa e brasileira. Ao questionar alguns dos processos pedagógicos de ensino musical vigentes nos dois países , nos ramos genérico e especializado, procurou-se, por meio de uma investigação com base num paradigma qualitativo, estudar dois casos (Stake, 2006) para conhecer e compreender o processo de ensino-aprendizagem por meio do ensino colectivo de instrumentos musicais, no âmbito pedagógico, epistemológico, político e cultural. Considerando dois projectos bem-sucedidos de ensino instrumental em grupo em Portugal e no Brasil, houve a necessidade de realizar esta investigação que permitisse estudar, identificar e descrever as boas práticas e sistematizar um conjunto de sugestões do ponto de vista pedagógico, curricular e político para que, no futuro, possam subsidiar a elaboração de projectos de intervenção de políticas curriculares.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade da Coruña / Universidade do Minhopor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/por
dc.subjectEnsino instrumental em grupopor
dc.subjectEscola públicapor
dc.subjectEscola genéricapor
dc.subjectConservatório de músicapor
dc.subjectPedagogia musicalpor
dc.subjectPolítica educativa do ensino da músicapor
dc.titleEnsino em grupo de instrumentos musicais no contexto das expressões artísticas das escolas públicaspor
dc.typeconferencePaperpor
dc.peerreviewedyespor
oaire.citationStartPage1276por
oaire.citationEndPage1288por
oaire.citationConferencePlaceBraga, Portugalpor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.conferencePublicationActas do XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogiapor
oaire.versionVoRpor
dc.subject.odsEducação de qualidadepor
Aparece nas coleções:CIEC - Textos em atas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Santos e Vieira_2013_XII Congr Galego Portugues.pdf11,44 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID