Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/84974
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Ana Roseli Paes dos | por |
dc.contributor.author | Vieira, Maria Helena | por |
dc.date.accessioned | 2023-06-13T08:07:27Z | - |
dc.date.available | 2023-06-13T08:07:27Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.citation | Santos, A. R. e Vieira, M. H. (2013). Ensino em grupo de instrumentos musicais no contexto das expressões artísticas das escolas públicas. In Actas do XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, na Universidade do Minho, pp. 1278-1290. (ISBN: 978-989-8525-22-2) | por |
dc.identifier.issn | 978-989-8525-22-2 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/84974 | - |
dc.description.abstract | As expressões artísticas são áreas ricas em si mesmas, e também pelo seu potencial no desenvolvimento de uma série de competências e aptidões transversais, cognitivas, sociais e culturais; no entanto, elas apresentam dificuldades de implementação na escola pública generalista devido a problemas relacionados com a formação de professores e também com processos precoces e mal delineados de interdisciplinaridade, que dificultam a aprendizagem efectiva das linguagens artísticas. Esta pesquisa, em desenvolvimento na Universidade do Minho, aborda a temática do ensino em grupo de instrumentos musicais heterogéneos no contexto da escola pública portuguesa e brasileira. Ao questionar alguns dos processos pedagógicos de ensino musical vigentes nos dois países , nos ramos genérico e especializado, procurou-se, por meio de uma investigação com base num paradigma qualitativo, estudar dois casos (Stake, 2006) para conhecer e compreender o processo de ensino-aprendizagem por meio do ensino colectivo de instrumentos musicais, no âmbito pedagógico, epistemológico, político e cultural. Considerando dois projectos bem-sucedidos de ensino instrumental em grupo em Portugal e no Brasil, houve a necessidade de realizar esta investigação que permitisse estudar, identificar e descrever as boas práticas e sistematizar um conjunto de sugestões do ponto de vista pedagógico, curricular e político para que, no futuro, possam subsidiar a elaboração de projectos de intervenção de políticas curriculares. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade da Coruña / Universidade do Minho | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | por |
dc.subject | Ensino instrumental em grupo | por |
dc.subject | Escola pública | por |
dc.subject | Escola genérica | por |
dc.subject | Conservatório de música | por |
dc.subject | Pedagogia musical | por |
dc.subject | Política educativa do ensino da música | por |
dc.title | Ensino em grupo de instrumentos musicais no contexto das expressões artísticas das escolas públicas | por |
dc.type | conferencePaper | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
oaire.citationStartPage | 1276 | por |
oaire.citationEndPage | 1288 | por |
oaire.citationConferencePlace | Braga, Portugal | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
sdum.conferencePublication | Actas do XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia | por |
oaire.version | VoR | por |
dc.subject.ods | Educação de qualidade | por |
Aparece nas coleções: | CIEC - Textos em atas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Santos e Vieira_2013_XII Congr Galego Portugues.pdf | 11,44 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons