Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/84974

TítuloEnsino em grupo de instrumentos musicais no contexto das expressões artísticas das escolas públicas
Autor(es)Santos, Ana Roseli Paes dos
Vieira, Maria Helena
Palavras-chaveEnsino instrumental em grupo
Escola pública
Escola genérica
Conservatório de música
Pedagogia musical
Política educativa do ensino da música
Data2013
EditoraUniversidade da Coruña / Universidade do Minho
CitaçãoSantos, A. R. e Vieira, M. H. (2013). Ensino em grupo de instrumentos musicais no contexto das expressões artísticas das escolas públicas. In Actas do XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, na Universidade do Minho, pp. 1278-1290. (ISBN: 978-989-8525-22-2)
Resumo(s)As expressões artísticas são áreas ricas em si mesmas, e também pelo seu potencial no desenvolvimento de uma série de competências e aptidões transversais, cognitivas, sociais e culturais; no entanto, elas apresentam dificuldades de implementação na escola pública generalista devido a problemas relacionados com a formação de professores e também com processos precoces e mal delineados de interdisciplinaridade, que dificultam a aprendizagem efectiva das linguagens artísticas. Esta pesquisa, em desenvolvimento na Universidade do Minho, aborda a temática do ensino em grupo de instrumentos musicais heterogéneos no contexto da escola pública portuguesa e brasileira. Ao questionar alguns dos processos pedagógicos de ensino musical vigentes nos dois países , nos ramos genérico e especializado, procurou-se, por meio de uma investigação com base num paradigma qualitativo, estudar dois casos (Stake, 2006) para conhecer e compreender o processo de ensino-aprendizagem por meio do ensino colectivo de instrumentos musicais, no âmbito pedagógico, epistemológico, político e cultural. Considerando dois projectos bem-sucedidos de ensino instrumental em grupo em Portugal e no Brasil, houve a necessidade de realizar esta investigação que permitisse estudar, identificar e descrever as boas práticas e sistematizar um conjunto de sugestões do ponto de vista pedagógico, curricular e político para que, no futuro, possam subsidiar a elaboração de projectos de intervenção de políticas curriculares.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/84974
ISSN978-989-8525-22-2
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Textos em atas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Santos e Vieira_2013_XII Congr Galego Portugues.pdf11,44 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID