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https://hdl.handle.net/1822/77752
Título: | Ilusões e paradoxos da cultura meritocrática: notas reflexivas |
Autor(es): | Torres, Leonor Lima |
Palavras-chave: | Excelência escolar Meritocracia Educação e trabalho |
Data: | Mar-2022 |
Editora: | Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd) |
Citação: | Torres, Leonor L. (2022). Ilusões e paradoxos da cultura meritocrática: notas reflexivas. In José A. Palhares & Almerindo J. Afonso (Coords.), Livro de Atas do III Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação - Infância(s) e juventude(s) na educação contemporânea (pp. 815-. Braga: Departamento de Ciências Sociais da Educação (DCSE), Centro de Investigação em Educação (CIEd). DOI https://doi.org/10.21814/1822.76457 |
Resumo(s): | Embalada pelas recentes mutações operadas aos níveis macro-económico e educativo, a escola pública portuguesa tem vindo progressivamente a incorporar um ideário meritocrático focado na produção de resultados e na celebração da excelência como ritual de distinção. Embora a instituição Escola não se tenha desvinculado da sua matriz democratizadora, denota-se uma certa subordinação dos processos de escolarização às lógicas de promoção do desempenho académico. Esta comunicação visa debater criticamente os sentidos da agenda meritocrática na esfera educativa e sua relação com o mundo do trabalho, propondo uma abordagem crítica das conceções de excelência valorizadas no universo escolar e no mundo do trabalho. Do ponto de vista metodológico, recorre-se a dados de natureza quantitativa (método extensivo, focado na análise dos rituais de distinção implementados na escola pública) e qualitativa (método intensivo, baseado em quatro estudos de caso) recolhidos no âmbito de um projeto PTDC/IVC-PEC/4942/2012 - Entre Mais e Melhor escola: a excelência académica na escola pública portuguesa. Os resultados revelam que a excelência se tornou num importante referencial na vida das instituições contemporâneas, sendo possível sinalizar os seus efeitos nos modos de regulação da educação e do trabalho. Por outro lado, constata-se que o modelo de excelência induzido pela cultura escolar assenta em valores e disposições nem sempre conciliáveis com o modelo de excelência requerido pelas organizações de trabalho. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/77752 |
ISBN: | 978-989-8525-70-3 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Texto Leonor Torres - ATAS_iiiCICSE-2018_Versao_Final.pdf | 1,56 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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