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https://hdl.handle.net/1822/77752
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Torres, Leonor Lima | por |
dc.date.accessioned | 2022-05-19T09:39:59Z | - |
dc.date.available | 2022-05-19T09:39:59Z | - |
dc.date.issued | 2022-03 | - |
dc.date.submitted | 2020-01 | - |
dc.identifier.citation | Torres, Leonor L. (2022). Ilusões e paradoxos da cultura meritocrática: notas reflexivas. In José A. Palhares & Almerindo J. Afonso (Coords.), Livro de Atas do III Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação - Infância(s) e juventude(s) na educação contemporânea (pp. 815-. Braga: Departamento de Ciências Sociais da Educação (DCSE), Centro de Investigação em Educação (CIEd). DOI https://doi.org/10.21814/1822.76457 | por |
dc.identifier.isbn | 978-989-8525-70-3 | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/77752 | - |
dc.description.abstract | Embalada pelas recentes mutações operadas aos níveis macro-económico e educativo, a escola pública portuguesa tem vindo progressivamente a incorporar um ideário meritocrático focado na produção de resultados e na celebração da excelência como ritual de distinção. Embora a instituição Escola não se tenha desvinculado da sua matriz democratizadora, denota-se uma certa subordinação dos processos de escolarização às lógicas de promoção do desempenho académico. Esta comunicação visa debater criticamente os sentidos da agenda meritocrática na esfera educativa e sua relação com o mundo do trabalho, propondo uma abordagem crítica das conceções de excelência valorizadas no universo escolar e no mundo do trabalho. Do ponto de vista metodológico, recorre-se a dados de natureza quantitativa (método extensivo, focado na análise dos rituais de distinção implementados na escola pública) e qualitativa (método intensivo, baseado em quatro estudos de caso) recolhidos no âmbito de um projeto PTDC/IVC-PEC/4942/2012 - Entre Mais e Melhor escola: a excelência académica na escola pública portuguesa. Os resultados revelam que a excelência se tornou num importante referencial na vida das instituições contemporâneas, sendo possível sinalizar os seus efeitos nos modos de regulação da educação e do trabalho. Por outro lado, constata-se que o modelo de excelência induzido pela cultura escolar assenta em valores e disposições nem sempre conciliáveis com o modelo de excelência requerido pelas organizações de trabalho. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd) | por |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F01661%2F2020/PT | por |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDP%2F01661%2F2020/PT | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | por |
dc.subject | Excelência escolar | por |
dc.subject | Meritocracia | por |
dc.subject | Educação e trabalho | por |
dc.title | Ilusões e paradoxos da cultura meritocrática: notas reflexivas | por |
dc.type | conferencePaper | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
oaire.citationConferenceDate | 8-10 fev. 2018 | por |
sdum.event.title | III Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação - Infância(s) e juventude(s) na educação contemporânea | por |
sdum.event.type | congress | por |
oaire.citationStartPage | 815 | por |
oaire.citationEndPage | 826 | por |
oaire.citationConferencePlace | Universidade do Minho, Braga | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Sociologia | por |
sdum.conferencePublication | Livro de Atas do III Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação - Infância(s) e juventude(s) na educação contemporânea | por |
oaire.version | VoR | por |
dc.subject.ods | Educação de qualidade | por |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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