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dc.contributor.authorTorres, Leonor Limapor
dc.date.accessioned2022-05-19T09:39:59Z-
dc.date.available2022-05-19T09:39:59Z-
dc.date.issued2022-03-
dc.date.submitted2020-01-
dc.identifier.citationTorres, Leonor L. (2022). Ilusões e paradoxos da cultura meritocrática: notas reflexivas. In José A. Palhares & Almerindo J. Afonso (Coords.), Livro de Atas do III Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação - Infância(s) e juventude(s) na educação contemporânea (pp. 815-. Braga: Departamento de Ciências Sociais da Educação (DCSE), Centro de Investigação em Educação (CIEd). DOI https://doi.org/10.21814/1822.76457por
dc.identifier.isbn978-989-8525-70-3por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/77752-
dc.description.abstractEmbalada pelas recentes mutações operadas aos níveis macro-económico e educativo, a escola pública portuguesa tem vindo progressivamente a incorporar um ideário meritocrático focado na produção de resultados e na celebração da excelência como ritual de distinção. Embora a instituição Escola não se tenha desvinculado da sua matriz democratizadora, denota-se uma certa subordinação dos processos de escolarização às lógicas de promoção do desempenho académico. Esta comunicação visa debater criticamente os sentidos da agenda meritocrática na esfera educativa e sua relação com o mundo do trabalho, propondo uma abordagem crítica das conceções de excelência valorizadas no universo escolar e no mundo do trabalho. Do ponto de vista metodológico, recorre-se a dados de natureza quantitativa (método extensivo, focado na análise dos rituais de distinção implementados na escola pública) e qualitativa (método intensivo, baseado em quatro estudos de caso) recolhidos no âmbito de um projeto PTDC/IVC-PEC/4942/2012 - Entre Mais e Melhor escola: a excelência académica na escola pública portuguesa. Os resultados revelam que a excelência se tornou num importante referencial na vida das instituições contemporâneas, sendo possível sinalizar os seus efeitos nos modos de regulação da educação e do trabalho. Por outro lado, constata-se que o modelo de excelência induzido pela cultura escolar assenta em valores e disposições nem sempre conciliáveis com o modelo de excelência requerido pelas organizações de trabalho.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)por
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F01661%2F2020/PTpor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDP%2F01661%2F2020/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectExcelência escolarpor
dc.subjectMeritocraciapor
dc.subjectEducação e trabalhopor
dc.titleIlusões e paradoxos da cultura meritocrática: notas reflexivaspor
dc.typeconferencePaperpor
dc.peerreviewedyespor
oaire.citationConferenceDate8-10 fev. 2018por
sdum.event.titleIII Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação - Infância(s) e juventude(s) na educação contemporâneapor
sdum.event.typecongresspor
oaire.citationStartPage815por
oaire.citationEndPage826por
oaire.citationConferencePlaceUniversidade do Minho, Bragapor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Sociologiapor
sdum.conferencePublicationLivro de Atas do III Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação - Infância(s) e juventude(s) na educação contemporâneapor
oaire.versionVoRpor
dc.subject.odsEducação de qualidadepor
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

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Texto Leonor Torres - ATAS_iiiCICSE-2018_Versao_Final.pdf1,56 MBAdobe PDFVer/Abrir

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