Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/74719

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPintão, Rui Pedro Soeiro Silvapor
dc.contributor.authorVieira, Maria Helenapor
dc.date.accessioned2021-11-17T09:14:48Z-
dc.date.available2021-11-17T09:14:48Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationPintão, R. e Vieira, M. H. (2012). O ensino de piano em grupo com vista à obtenção de uma literacia musical. In Anais do V Encontro Nacional de Ensino Colectivo de Instrumento Musical, do V Encontro Goiano de Educação Musical e do IX Seminário do Ensino de Arte: Desafios e possibilidades contemporâneas (V ENECIM, V EGEM, IX SENARTE). Goiânia: Universidade Federal de Goiás, s/p (1-13 no documento).por
dc.identifier.issn2237-8375-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/74719-
dc.description.abstractEste artigo pretende descrever um projecto de investigação-acção desenvolvido numa escola portuguesa, utilizando o ensino de piano em grupo como ferramenta didáctica com vista à aquisição de uma alfabetização musical. O projecto foi implementado com uma turma de crianças do 1º ano do 1ª Ciclo do Ensino Básico (6 anos de idade). As crianças não tinham conhecimento musical formal prévio adquirido e o projecto procurou avaliar numa perspectiva interpretativa os impactos do ensino de piano em grupo no desenvolvimento da sua alfabetização musical, assim como contribuir para uma melhoria da prática docente e para o envolvimento parental. A metodologia de investigação-acção foi potenciada através da aplicação de questionários e entrevistas, permitindo conciliar a vertente formal e didáctica da aprendizagem (teoria e prática do investigador/professor) com os ritmos e evolução dos alunos no aprender música mantendo coerência com os objectivos da pesquisa.por
dc.description.sponsorshipCIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, Instituto de Educação, UMinho (UI 317 da FCT), Portugalpor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Goiás (UFG)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/por
dc.subjectAlfabetização musicalpor
dc.subjectEnsino de piano em grupopor
dc.subjectDidáctica instrumentalpor
dc.titleO ensino de piano em grupo com vista à obtenção de uma alfabetização musical: impactos de um projecto de investigação numa escola pública em Portugalpor
dc.typeconferencePaperpor
dc.peerreviewedyespor
oaire.citationStartPages/p (1 no documento)por
oaire.citationEndPages/p (13 no documento)por
oaire.citationConferencePlaceGoiânia, Brasilpor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.conferencePublicationAnais do V Encontro Nacional de Ensino Colectivo de Instrumento Musical, do V Encontro Goiano de Educação Musical e do IX Seminário do Ensino de Arte: Desafios e possibilidades contemporâneas (V ENECIM, V EGEM, IX SENARTE).por
oaire.versionVoRpor
dc.subject.odsEducação de qualidadepor
Aparece nas coleções:CIEC - Textos em atas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Pintão e Vieira_2012_V ENECIM Goiania_UFG.pdf2,46 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID