Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/74719
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Pintão, Rui Pedro Soeiro Silva | por |
dc.contributor.author | Vieira, Maria Helena | por |
dc.date.accessioned | 2021-11-17T09:14:48Z | - |
dc.date.available | 2021-11-17T09:14:48Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.citation | Pintão, R. e Vieira, M. H. (2012). O ensino de piano em grupo com vista à obtenção de uma literacia musical. In Anais do V Encontro Nacional de Ensino Colectivo de Instrumento Musical, do V Encontro Goiano de Educação Musical e do IX Seminário do Ensino de Arte: Desafios e possibilidades contemporâneas (V ENECIM, V EGEM, IX SENARTE). Goiânia: Universidade Federal de Goiás, s/p (1-13 no documento). | por |
dc.identifier.issn | 2237-8375 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/74719 | - |
dc.description.abstract | Este artigo pretende descrever um projecto de investigação-acção desenvolvido numa escola portuguesa, utilizando o ensino de piano em grupo como ferramenta didáctica com vista à aquisição de uma alfabetização musical. O projecto foi implementado com uma turma de crianças do 1º ano do 1ª Ciclo do Ensino Básico (6 anos de idade). As crianças não tinham conhecimento musical formal prévio adquirido e o projecto procurou avaliar numa perspectiva interpretativa os impactos do ensino de piano em grupo no desenvolvimento da sua alfabetização musical, assim como contribuir para uma melhoria da prática docente e para o envolvimento parental. A metodologia de investigação-acção foi potenciada através da aplicação de questionários e entrevistas, permitindo conciliar a vertente formal e didáctica da aprendizagem (teoria e prática do investigador/professor) com os ritmos e evolução dos alunos no aprender música mantendo coerência com os objectivos da pesquisa. | por |
dc.description.sponsorship | CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, Instituto de Educação, UMinho (UI 317 da FCT), Portugal | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Goiás (UFG) | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | por |
dc.subject | Alfabetização musical | por |
dc.subject | Ensino de piano em grupo | por |
dc.subject | Didáctica instrumental | por |
dc.title | O ensino de piano em grupo com vista à obtenção de uma alfabetização musical: impactos de um projecto de investigação numa escola pública em Portugal | por |
dc.type | conferencePaper | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
oaire.citationStartPage | s/p (1 no documento) | por |
oaire.citationEndPage | s/p (13 no documento) | por |
oaire.citationConferencePlace | Goiânia, Brasil | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
sdum.conferencePublication | Anais do V Encontro Nacional de Ensino Colectivo de Instrumento Musical, do V Encontro Goiano de Educação Musical e do IX Seminário do Ensino de Arte: Desafios e possibilidades contemporâneas (V ENECIM, V EGEM, IX SENARTE). | por |
oaire.version | VoR | por |
dc.subject.ods | Educação de qualidade | por |
Aparece nas coleções: | CIEC - Textos em atas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Pintão e Vieira_2012_V ENECIM Goiania_UFG.pdf | 2,46 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons