Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/74120
Título: | Escala de comunicação para a idade escolar (ECIE): versão para professores: um estudo exploratório com alunos com e sem necessidades educativas do 1º ano do ensino básico |
Outro(s) título(s): | School age communication scale (sacs): version for teachers: an exploratory study with students with and without educational needs in the 1st year of basic education |
Autor(es): | Dias, Cathy Afonso |
Orientador(es): | Cruz-Santos, Anabela |
Palavras-chave: | 1º Ciclo do ensino básico Comunicação Escala Professores Rastreio 1st Cycle of basic education Communication Scale Screening Teachers |
Data: | 2021 |
Resumo(s): | O ingresso no 1ºciclo é uma fase importante de desenvolvimento e aprendizagem dos alunos, no
que respeita às competências comunicativas, sociais, emocionais e cognitivas. Todas estas
competências resultam de experiências vivenciadas nos primeiros anos de vida, pelas interações com
os adultos e os pares e o sucesso das suas comunicações, verificando-se uma relação entre a
comunicação e o sucesso escolar. Uma vez que muitos alunos apresentam dificuldades comunicativas
em idade escolar, torna-se pertinente identificar essas dificuldades, no sentido de implementar uma
intervenção eficaz e atempada às necessidades dos alunos. A finalidade deste estudo exploratório
consiste em analisar os resultados da Escala de Comunicação para a Idade Escolar (ECIE) – Versão
para Professores (Batista, Monteiro, Dias, Azevedo, & Cruz- Santos, 2019) que contempla três
dimensões: Comunicação Funcional, Comunicação Social e Comunicação Académica, cada uma com
oito itens. Constitui uma check-list de rápido preenchimento e de classificação dos comportamentos de
cada aluno. A amostra integrou 120 alunos que frequentam o 1º ano do Ensino Básico na Região
Norte, sendo 60 do género feminino e 60 do género masculino. Os resultados deste estudo evidenciam
que existem diferenças estatisticamente significativas em relação à variável: i) estabelecimento de
ensino na Comunicação Social, havendo um influencia no desempenho dos alunos nesta dimensão; ii)
ação social na Comunicação Académica, havendo uma influencia no desempenho dos alunos nesta
dimensão; e no iii) aproveitamento escolar, ao nível das disciplinas de Português e Matemática,
influenciando assim o desempenho dos alunos nas três dimensões da escala ECIE.
A confiabilidade da escala foi analisada pelo Alpha de Cronbach, que apresentou um valor de
.972 considerado muito bom (Field, 2013), pelo que se pode considerar um instrumento válido para
despiste de dificuldades comunicativas de alunos em idade escolar. Este estudo comprova a
importância da implementação de um rastreio a nível nacional em alunos em idade escolar,
contribuindo como um instrumento de despiste, identificação e monitorização de alunos em contexto
educativo que frequentam o 1º ciclo do ensino básico. The admission to the first cycle it is a very important stage of learning and development in students, in what regards to communicative, social, emotional, and cognitive skills. All of these skills are the outcome of experiences that these students had in their first years of life, through their interactions with adults, peers and their communication successes, where we can find a relation between the communication and their school successes. Once many students have communicative difficulties at school age, it becomes pertinent to identify these difficulties, in order to implement an effective and timely intervention to the student´s needs. The purpose of this exploratory study subsists in analyzing the results the School Age Communication Scale (SACS) – Version for Teachers (Batista, Monteiro, Dias, Azevedo, & Cruz-Santos, 2019) that includes three dimensions: Functional Communication, Social Communication and Academic Communication, each of them with eight items. It constitutes a quick checklist and classification of the behavior of each student. The sample included 120 students from first grade of Elementary School in the North Region, 60 of those being girls and the other 60 being boys. The results of this study shows that there are significant statistical differences in relation to the variable: i) educational establishment in Social Communication, with an influence on the student´s performance in this dimension; ii) social action in Academic Communication, with an influence on student performance in this dimension; and in iii) school achievements, at the level of Portuguese and Math, thus influencing the performance of students in the three dimensions of the SACS scale. The reliability of the scale has been analyzed by the Cronbach´s Alpha, that has presented a value of .972 and has been considered very good (Field, 2013), and for that it can be considered a valid instrument to screen the communicative difficulties of the students in school age. This study shows the importance of implementing a nationwide screening in schoolchildren, with the contribution to a screening, identification, and monitoring instrument of school age students that attend the first cycle of basic education. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Necessidades Educativas Especiais do Domínio Cognitivo e Motor) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/74120 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Cathy+Afonso+Dias+-+Dissertação+(1).pdf | 2,88 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons