Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/74120

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCruz-Santos, Anabelapor
dc.contributor.authorDias, Cathy Afonsopor
dc.date.accessioned2021-09-23T09:42:22Z-
dc.date.available2021-09-23T09:42:22Z-
dc.date.issued2021-
dc.date.submitted2021-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/74120-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Necessidades Educativas Especiais do Domínio Cognitivo e Motor)por
dc.description.abstractO ingresso no 1ºciclo é uma fase importante de desenvolvimento e aprendizagem dos alunos, no que respeita às competências comunicativas, sociais, emocionais e cognitivas. Todas estas competências resultam de experiências vivenciadas nos primeiros anos de vida, pelas interações com os adultos e os pares e o sucesso das suas comunicações, verificando-se uma relação entre a comunicação e o sucesso escolar. Uma vez que muitos alunos apresentam dificuldades comunicativas em idade escolar, torna-se pertinente identificar essas dificuldades, no sentido de implementar uma intervenção eficaz e atempada às necessidades dos alunos. A finalidade deste estudo exploratório consiste em analisar os resultados da Escala de Comunicação para a Idade Escolar (ECIE) – Versão para Professores (Batista, Monteiro, Dias, Azevedo, & Cruz- Santos, 2019) que contempla três dimensões: Comunicação Funcional, Comunicação Social e Comunicação Académica, cada uma com oito itens. Constitui uma check-list de rápido preenchimento e de classificação dos comportamentos de cada aluno. A amostra integrou 120 alunos que frequentam o 1º ano do Ensino Básico na Região Norte, sendo 60 do género feminino e 60 do género masculino. Os resultados deste estudo evidenciam que existem diferenças estatisticamente significativas em relação à variável: i) estabelecimento de ensino na Comunicação Social, havendo um influencia no desempenho dos alunos nesta dimensão; ii) ação social na Comunicação Académica, havendo uma influencia no desempenho dos alunos nesta dimensão; e no iii) aproveitamento escolar, ao nível das disciplinas de Português e Matemática, influenciando assim o desempenho dos alunos nas três dimensões da escala ECIE. A confiabilidade da escala foi analisada pelo Alpha de Cronbach, que apresentou um valor de .972 considerado muito bom (Field, 2013), pelo que se pode considerar um instrumento válido para despiste de dificuldades comunicativas de alunos em idade escolar. Este estudo comprova a importância da implementação de um rastreio a nível nacional em alunos em idade escolar, contribuindo como um instrumento de despiste, identificação e monitorização de alunos em contexto educativo que frequentam o 1º ciclo do ensino básico.por
dc.description.abstractThe admission to the first cycle it is a very important stage of learning and development in students, in what regards to communicative, social, emotional, and cognitive skills. All of these skills are the outcome of experiences that these students had in their first years of life, through their interactions with adults, peers and their communication successes, where we can find a relation between the communication and their school successes. Once many students have communicative difficulties at school age, it becomes pertinent to identify these difficulties, in order to implement an effective and timely intervention to the student´s needs. The purpose of this exploratory study subsists in analyzing the results the School Age Communication Scale (SACS) – Version for Teachers (Batista, Monteiro, Dias, Azevedo, & Cruz-Santos, 2019) that includes three dimensions: Functional Communication, Social Communication and Academic Communication, each of them with eight items. It constitutes a quick checklist and classification of the behavior of each student. The sample included 120 students from first grade of Elementary School in the North Region, 60 of those being girls and the other 60 being boys. The results of this study shows that there are significant statistical differences in relation to the variable: i) educational establishment in Social Communication, with an influence on the student´s performance in this dimension; ii) social action in Academic Communication, with an influence on student performance in this dimension; and in iii) school achievements, at the level of Portuguese and Math, thus influencing the performance of students in the three dimensions of the SACS scale. The reliability of the scale has been analyzed by the Cronbach´s Alpha, that has presented a value of .972 and has been considered very good (Field, 2013), and for that it can be considered a valid instrument to screen the communicative difficulties of the students in school age. This study shows the importance of implementing a nationwide screening in schoolchildren, with the contribution to a screening, identification, and monitoring instrument of school age students that attend the first cycle of basic education.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/por
dc.subject1º Ciclo do ensino básicopor
dc.subjectComunicaçãopor
dc.subjectEscalapor
dc.subjectProfessorespor
dc.subjectRastreiopor
dc.subject1st Cycle of basic educationpor
dc.subjectCommunicationpor
dc.subjectScalepor
dc.subjectScreeningpor
dc.subjectTeacherspor
dc.titleEscala de comunicação para a idade escolar (ECIE): versão para professores: um estudo exploratório com alunos com e sem necessidades educativas do 1º ano do ensino básicopor
dc.title.alternativeSchool age communication scale (sacs): version for teachers: an exploratory study with students with and without educational needs in the 1st year of basic educationpor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid202707865por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade18 valorespor
sdum.uoeiInstituto de Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Cathy+Afonso+Dias+-+Dissertação+(1).pdf2,88 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID