Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/65801
Título: | Revista Lusófona de Estudos Culturais [1, 2020] – Arte pública para a comunicação turística |
Outro(s) título(s): | Lusophone Journal of Cultural Studies [1, 2020] – Public art for tourist communication |
Editor(es): | Andrade, Pedro José de Oliveira Caeiro, Mário |
Palavras-chave: | Arte pública Comunicação turística Public arts Tourism communication |
Data: | Jun-2020 |
Editora: | Universidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) |
Revista: | Revista Lusófona de Estudos Culturais |
Resumo(s): | [Excerto] Nota introdutória: artes públicas
para a comunicação turística?
Introductory note: public arts for tourism communication?
Pedro Andrade
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho, Portugal
Mário Caeiro
Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha, Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
Para uma inovadora comunicação da arte pública, móvel e turística?
A arte pública, para além da intenção manifestada na sua produção e escrita por
parte dos seus artistas, ou para lá do seu consumo e leitura pelos respetivos públicos,
compreende-se igualmente nos processos de mediação entre a sua criação e fruição.
Uma tal intermediação é operada por vários contextos comunicativos, como um museu
ou um evento numa rua ou praça urbanas. Com efeito, a arte pública é comunicada no
seio de múltiplas esferas do espaço público urbano. Ou seja, estende-se e entende-se,
funda-se e funde-se em outros processos sociais, de diversas maneiras segundo o tipo
de ambiente social onde a arte pública ocorre. Por exemplo, uma obra de arte pública
pode articular ou miscigenar dimensões socioeconómicas, políticas e culturais.
No seio dos processos decorrentes destas esferas do social ou na sua fusão, que
se encontram pormenorizados abaixo, o presente número da
Revista Lusófona de Estudos
Culturais
centra-se nas relações que a arte pública estabelece com um processo social
muito atual mas pouco estudado, a comunicação turística, e nomeadamente no caso do
turismo cultural. [Excerpt] Public art, in addition to the intentions expressed in its production and writing by the respective artists, or beyond its consumption and interpretation by its audiences, is also understood within the context of the mediation processes between its creation and viewing. Such intermediation is activated by various communication contexts – such as a museum or an event in an urban street or square. Public art is communicated within multiple spheres of the urban public space. In other words, public art extends, and is understood together with (is founded on, and merged with) other social processes, in different ways, according to the type of social environment in which a public art work oc- curs. For example, a public work of art can articulate or combine socioeconomic, political and cultural dimensions. Within the processes resulting from these different spheres of the social environ- ment, or in their fusion, as detailed below, this issue of the Lusophone Journal of Cultural Studies , focuses on the relations that public art establishes with a very current, but rela- tively little studied, social process – tourism communication , in particular the case of cultural tourism. |
Tipo: | Revista |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/65801 |
ISSN: | 2184-045 |
e-ISSN: | 2183-088 |
Versão da editora: | https://rlec.pt/issue/view/128 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CECS - RLEC - Vol. 7, N.º 1 (2020): Arte pública para a comunicação turística |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020_RLEC7.1_PT.pdf | Versão portuguesa | 12,65 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
2020_RLEC7.1_EN.pdf | English version | 14,55 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons