Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/58425
Título: | Avaliação da intensidade nas aulas de Educação Física: tempo e género |
Outro(s) título(s): | Assessment of Intensity in physical education classes: time and gender |
Autor(es): | Fernandes, Rafael Cunha |
Orientador(es): | Cunha, António Camilo |
Palavras-chave: | Educação física Acelerometria Intensidade da atividade física Avaliação da atividade física Physical education Accelerometry Physical activity intensity Physical activity assessment |
Data: | 2018 |
Resumo(s): | O presente Relatório de Estágio insere-se no plano de estudos do Mestrado em Ensino de
Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade do Minho e pretende clarificar
toda a prática de ensino supervisionada.
O estágio pedagógico (EP) é registado como o compilar de aprendizagens e experiências
adquiridas, onde nós enquanto alunos de mestrado aplicamos a componente teórica.
O relatório aqui apresentado está organizado em três componentes que estruturam o estágio:
i) O contexto pessoal; ii) o contexto institucional; iii) o contexto pedagógico/científico.
No desenvolvimento profissional e investigativo em Educação Física, o estudo teve como
objetivo principal verificar e comparar os diferentes níveis de intensidade por género atingidos nas
aulas de 50 e 100 minutos. A amostra foi constituída por 28 alunos do 10º ano de escolaridade, dos
quais 53,6% (15) eram do género masculino e 46,4% (13) do género feminino, do distrito de Braga.
Os alunos integravam idades compreendidas entre os 14 e os 16 anos.
Os dados obtidos através do presente estudo indicaram que nos rapazes, quer na aula de 50
minutos quer de 100 minutos, predominam as atividades físicas moderadas. Pelo contrário, nas
raparigas existia um ligeiro predomínio nas atividades sedentárias em ambas as aulas. Para além
disto, verificaram-se níveis de atividade moderada inferiores ao verificado para os rapazes.
Tal como seria de esperar, a duração da aula tem influência no tempo de empenho motor
dos alunos. Para além disso, a diferença entre géneros poderá dever-se ao facto de os rapazes em
geral terem mais gosto e aptidão pela prática pelo que estarão mais predispostos a participar
ativamente nas aulas. The present Internship Report is part of University of Minho’s Teaching Physical Education master’s study plan, with the intention of clarifying all of the supervised teaching practice. The pedagogical training (PT) is seen as a compilation of acquired learnings and experiences, in which we, as master’s students, apply the theoretical component. This report is organized in three components that make up the internship: i) The personal component, ii) The institutional component, iii) The pedagogical and scientific component. On the professional and investigative work in Physical Education, this study’s main goal is to check and compare the different intensity levels by gender reached in 50 and 100 minutes classes. The sample is made of 28 10th grade students from the district of Braga, of which 53.6% (15) are male and 46.4% (13) are female. The students’ age is between 14 and 16 years old. The obtained data through the study shows that as far as male students go, activities of moderate intensity are predominant, in either 50 minutes of 100 minutes classes. On the other hand, a slight predominance of sedentary activities can be seen in both classes. Moreover, the reached levels of moderate physical activity are lower than those seen with the male students. As expected, the duration of the class has an influence on the period of motor effort by the students. Moreover, the difference between genders can be due to male students in general having a higher liking and aptitude for sports practice and therefore having a higher predisposition to actively participate in classes. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/58425 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Rafael Cunha Fernandes.pdf | 402,16 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |