Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/58425

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCunha, António Camilopor
dc.contributor.authorFernandes, Rafael Cunhapor
dc.date.accessioned2019-01-21T16:41:46Z-
dc.date.available2019-01-21T16:41:46Z-
dc.date.issued2018-
dc.date.submitted2018-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/58425-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundáriopor
dc.description.abstractO presente Relatório de Estágio insere-se no plano de estudos do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade do Minho e pretende clarificar toda a prática de ensino supervisionada. O estágio pedagógico (EP) é registado como o compilar de aprendizagens e experiências adquiridas, onde nós enquanto alunos de mestrado aplicamos a componente teórica. O relatório aqui apresentado está organizado em três componentes que estruturam o estágio: i) O contexto pessoal; ii) o contexto institucional; iii) o contexto pedagógico/científico. No desenvolvimento profissional e investigativo em Educação Física, o estudo teve como objetivo principal verificar e comparar os diferentes níveis de intensidade por género atingidos nas aulas de 50 e 100 minutos. A amostra foi constituída por 28 alunos do 10º ano de escolaridade, dos quais 53,6% (15) eram do género masculino e 46,4% (13) do género feminino, do distrito de Braga. Os alunos integravam idades compreendidas entre os 14 e os 16 anos. Os dados obtidos através do presente estudo indicaram que nos rapazes, quer na aula de 50 minutos quer de 100 minutos, predominam as atividades físicas moderadas. Pelo contrário, nas raparigas existia um ligeiro predomínio nas atividades sedentárias em ambas as aulas. Para além disto, verificaram-se níveis de atividade moderada inferiores ao verificado para os rapazes. Tal como seria de esperar, a duração da aula tem influência no tempo de empenho motor dos alunos. Para além disso, a diferença entre géneros poderá dever-se ao facto de os rapazes em geral terem mais gosto e aptidão pela prática pelo que estarão mais predispostos a participar ativamente nas aulas.por
dc.description.abstractThe present Internship Report is part of University of Minho’s Teaching Physical Education master’s study plan, with the intention of clarifying all of the supervised teaching practice. The pedagogical training (PT) is seen as a compilation of acquired learnings and experiences, in which we, as master’s students, apply the theoretical component. This report is organized in three components that make up the internship: i) The personal component, ii) The institutional component, iii) The pedagogical and scientific component. On the professional and investigative work in Physical Education, this study’s main goal is to check and compare the different intensity levels by gender reached in 50 and 100 minutes classes. The sample is made of 28 10th grade students from the district of Braga, of which 53.6% (15) are male and 46.4% (13) are female. The students’ age is between 14 and 16 years old. The obtained data through the study shows that as far as male students go, activities of moderate intensity are predominant, in either 50 minutes of 100 minutes classes. On the other hand, a slight predominance of sedentary activities can be seen in both classes. Moreover, the reached levels of moderate physical activity are lower than those seen with the male students. As expected, the duration of the class has an influence on the period of motor effort by the students. Moreover, the difference between genders can be due to male students in general having a higher liking and aptitude for sports practice and therefore having a higher predisposition to actively participate in classes.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEducação físicapor
dc.subjectAcelerometriapor
dc.subjectIntensidade da atividade físicapor
dc.subjectAvaliação da atividade físicapor
dc.subjectPhysical educationpor
dc.subjectAccelerometrypor
dc.subjectPhysical activity intensitypor
dc.subjectPhysical activity assessmentpor
dc.titleAvaliação da intensidade nas aulas de Educação Física: tempo e géneropor
dc.title.alternativeAssessment of Intensity in physical education classes: time and genderpor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid202150607por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade17 valorespor
sdum.uoeiInstituto de Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Rafael Cunha Fernandes.pdf402,16 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID