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https://hdl.handle.net/1822/56757
Título: | A promoção de manifestações de bullying na escola: posicionamento dos alunos adolescentes portugueses |
Autor(es): | Ceron Trevisol, Maria Teresa Pereira, Beatriz Spies, Dandara Isabela Mattana, Patrícia |
Palavras-chave: | Bullying na escola Alunos Crianças Posicionamento de alunos |
Data: | 2018 |
Editora: | Revista E-Psi & PsyAssessmentLab |
Revista: | Revista E-Psi: Revista Eletrónica de Psicologia, Educação e Saúde |
Citação: | Treviso, M. T., Pereira, B., Pies, D., & Mattana, P. (2018). A promoção de manifestações de bullying na escola: posicionamento dos alunos adolescentes portugueses. Revista E-Psi, 8(supl.1), 38-51. |
Resumo(s): | A escola é um lugar que se constitui como centro de diversos acontecimentos, tanto os que envolvem a educação formal, a socialização, os relacionamentos interpessoais das crianças e dos adolescentes, quanto atos de violência escolar, sendo que, um dos mais comuns é o bullying. Objetiva-se com este artigo analisar o que pensam alunos adolescentes a respeito do problema, sua posição e/ou reação frente a situações de bullying na escola. É uma investigação que se caracteriza sendo de cunho exploratório e de natureza quanti-qualitativa. A amostra foi constituída por 219 alunos procedentes de uma escola pública de Portugal, da região Norte, do Minho. Nesse trabalho, apresentamos a análise do posicionamento dos alunos do 7º, 8º e 9º anos, na faixa de idade de 13 a 16 anos. A seleção destes alunos se deu de forma aleatória considerando as escolas e os alunos que manifestaram interesse em participar na investigação e receberam autorização de seus pais. Como procedimento de coleta de dados utilizou-se um questionário. As respostas das questões fechadas foram tabuladas com a utilização de uma ferramenta on-line (Google Docs). Foi realizada a análise de seu conteúdo das respostas à questão aberta. Os resultados revelaram que os alunos confirmam situações de bullying ocorrendo na escola e que se manifestam diante delas solicitando que os agressores “parem” com este tipo de comportamento; procuram ajudar quem está sendo agredido ou quando veem cenas que envolvem brincadeiras de mau gosto tomam alguma atitude para que a brincadeira pare ou contam a alguém. O posicionamento dos alunos diante de situações de bullying revela preocupação e tomada de posição em relação a quem está sendo agredido, como demonstra sentimento de indignação, empatia, e de solidariedade. Nesse sentido, o diagnóstico da realidade faz-se necessário para subsidiar a organização de ações de prevenção e intervenção em relação ao problema do bullying na escola, envolvendo agressor, vítima, testemunha, o coletivo da escola, com o propósito de que todos se sintam responsáveis por garantir a qualidade das relações de convivência no espaço escolar. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/56757 |
e-ISSN: | 2182-7591 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Artigos (Papers) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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