Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/56757
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Ceron Trevisol, Maria Teresa | por |
dc.contributor.author | Pereira, Beatriz | por |
dc.contributor.author | Spies, Dandara Isabela | por |
dc.contributor.author | Mattana, Patrícia | por |
dc.date.accessioned | 2018-11-05T15:32:14Z | - |
dc.date.available | 2018-11-05T15:32:14Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | Treviso, M. T., Pereira, B., Pies, D., & Mattana, P. (2018). A promoção de manifestações de bullying na escola: posicionamento dos alunos adolescentes portugueses. Revista E-Psi, 8(supl.1), 38-51. | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/56757 | - |
dc.description.abstract | A escola é um lugar que se constitui como centro de diversos acontecimentos, tanto os que envolvem a educação formal, a socialização, os relacionamentos interpessoais das crianças e dos adolescentes, quanto atos de violência escolar, sendo que, um dos mais comuns é o bullying. Objetiva-se com este artigo analisar o que pensam alunos adolescentes a respeito do problema, sua posição e/ou reação frente a situações de bullying na escola. É uma investigação que se caracteriza sendo de cunho exploratório e de natureza quanti-qualitativa. A amostra foi constituída por 219 alunos procedentes de uma escola pública de Portugal, da região Norte, do Minho. Nesse trabalho, apresentamos a análise do posicionamento dos alunos do 7º, 8º e 9º anos, na faixa de idade de 13 a 16 anos. A seleção destes alunos se deu de forma aleatória considerando as escolas e os alunos que manifestaram interesse em participar na investigação e receberam autorização de seus pais. Como procedimento de coleta de dados utilizou-se um questionário. As respostas das questões fechadas foram tabuladas com a utilização de uma ferramenta on-line (Google Docs). Foi realizada a análise de seu conteúdo das respostas à questão aberta. Os resultados revelaram que os alunos confirmam situações de bullying ocorrendo na escola e que se manifestam diante delas solicitando que os agressores “parem” com este tipo de comportamento; procuram ajudar quem está sendo agredido ou quando veem cenas que envolvem brincadeiras de mau gosto tomam alguma atitude para que a brincadeira pare ou contam a alguém. O posicionamento dos alunos diante de situações de bullying revela preocupação e tomada de posição em relação a quem está sendo agredido, como demonstra sentimento de indignação, empatia, e de solidariedade. Nesse sentido, o diagnóstico da realidade faz-se necessário para subsidiar a organização de ações de prevenção e intervenção em relação ao problema do bullying na escola, envolvendo agressor, vítima, testemunha, o coletivo da escola, com o propósito de que todos se sintam responsáveis por garantir a qualidade das relações de convivência no espaço escolar. | por |
dc.description.sponsorship | CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), Portugal | por |
dc.description.sponsorship | Bolsa de pesquisa PIBIC/CNPQ | por |
dc.description.sponsorship | Fundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) no âmbito do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Revista E-Psi & PsyAssessmentLab | por |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/136045/PT | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Bullying na escola | por |
dc.subject | Alunos | por |
dc.subject | Crianças | por |
dc.subject | Posicionamento de alunos | por |
dc.title | A promoção de manifestações de bullying na escola: posicionamento dos alunos adolescentes portugueses | por |
dc.type | article | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
oaire.citationStartPage | 38 | por |
oaire.citationEndPage | 51 | por |
oaire.citationIssue | Supl. 1 | por |
oaire.citationVolume | 8 | por |
dc.identifier.eissn | 2182-7591 | - |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
dc.description.publicationversion | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | por |
sdum.journal | Revista E-Psi: Revista Eletrónica de Psicologia, Educação e Saúde | por |
Aparece nas coleções: | CIEC - Artigos (Papers) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A promoção de manifestações de bullying na escola.pdf | 6,64 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |