Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/56757

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCeron Trevisol, Maria Teresapor
dc.contributor.authorPereira, Beatrizpor
dc.contributor.authorSpies, Dandara Isabelapor
dc.contributor.authorMattana, Patríciapor
dc.date.accessioned2018-11-05T15:32:14Z-
dc.date.available2018-11-05T15:32:14Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationTreviso, M. T., Pereira, B., Pies, D., & Mattana, P. (2018). A promoção de manifestações de bullying na escola: posicionamento dos alunos adolescentes portugueses. Revista E-Psi, 8(supl.1), 38-51.por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/56757-
dc.description.abstractA escola é um lugar que se constitui como centro de diversos acontecimentos, tanto os que envolvem a educação formal, a socialização, os relacionamentos interpessoais das crianças e dos adolescentes, quanto atos de violência escolar, sendo que, um dos mais comuns é o bullying. Objetiva-se com este artigo analisar o que pensam alunos adolescentes a respeito do problema, sua posição e/ou reação frente a situações de bullying na escola. É uma investigação que se caracteriza sendo de cunho exploratório e de natureza quanti-qualitativa. A amostra foi constituída por 219 alunos procedentes de uma escola pública de Portugal, da região Norte, do Minho. Nesse trabalho, apresentamos a análise do posicionamento dos alunos do 7º, 8º e 9º anos, na faixa de idade de 13 a 16 anos. A seleção destes alunos se deu de forma aleatória considerando as escolas e os alunos que manifestaram interesse em participar na investigação e receberam autorização de seus pais. Como procedimento de coleta de dados utilizou-se um questionário. As respostas das questões fechadas foram tabuladas com a utilização de uma ferramenta on-line (Google Docs). Foi realizada a análise de seu conteúdo das respostas à questão aberta. Os resultados revelaram que os alunos confirmam situações de bullying ocorrendo na escola e que se manifestam diante delas solicitando que os agressores “parem” com este tipo de comportamento; procuram ajudar quem está sendo agredido ou quando veem cenas que envolvem brincadeiras de mau gosto tomam alguma atitude para que a brincadeira pare ou contam a alguém. O posicionamento dos alunos diante de situações de bullying revela preocupação e tomada de posição em relação a quem está sendo agredido, como demonstra sentimento de indignação, empatia, e de solidariedade. Nesse sentido, o diagnóstico da realidade faz-se necessário para subsidiar a organização de ações de prevenção e intervenção em relação ao problema do bullying na escola, envolvendo agressor, vítima, testemunha, o coletivo da escola, com o propósito de que todos se sintam responsáveis por garantir a qualidade das relações de convivência no espaço escolar.por
dc.description.sponsorshipCIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), Portugalpor
dc.description.sponsorshipBolsa de pesquisa PIBIC/CNPQpor
dc.description.sponsorshipFundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) no âmbito do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherRevista E-Psi & PsyAssessmentLabpor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/136045/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectBullying na escolapor
dc.subjectAlunospor
dc.subjectCriançaspor
dc.subjectPosicionamento de alunospor
dc.titleA promoção de manifestações de bullying na escola: posicionamento dos alunos adolescentes portuguesespor
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
oaire.citationStartPage38por
oaire.citationEndPage51por
oaire.citationIssueSupl. 1por
oaire.citationVolume8por
dc.identifier.eissn2182-7591-
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.journalRevista E-Psi: Revista Eletrónica de Psicologia, Educação e Saúdepor
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
A promoção de manifestações de bullying na escola.pdf6,64 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID