Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/513
Título: | Para uma caracterização do estado actual da didáctica das línguas em Portugal : alguns dados preliminares |
Autor(es): | Andrade, Ana Isabel Sá, Maria Helena Araújo e Moreira, António, 1957- Sá, Cristina Manuela Vieira, Flávia |
Data: | 1992 |
Editora: | Universidade do Minho. Instituto de Educação (IE) |
Revista: | Revista Portuguesa de Educação |
Citação: | "Revista Portuguesa de Educação". 5:2 (1992) 65-76. |
Resumo(s): | O estudo em curso constitui um contributo para a compreensão das finalidades, domínio e quadro teórico de referência da Didáctica das Línguas (Materna e Estrangeiras) em Portugal, enquanto disciplina dos currículos de formação de professores. O texto apresenta resultados preliminares da análise de 34 programas de Didáctica das Línguas, recolhidos em diversas instituições de ensino superior, em 1991. O discurso pedagógico que os professores realizam acerca desta disciplina reflecte a existência de concepções híbridas, fundamentalmente polarizadas em torno das noções de reflexividade e normativismo, por vezes diferenciadas em função da área de especialidade em causa. De um modo global, os dados analisados revelam a procura de uma focalização especializada para a Didáctica, perspectivada como domínio de reflexão/intervenção sobre o processo de ensino/aprendizagem de uma dada matéria. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/513 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
1992,5(2),65-76(FlaviaVieira).pdf | 1,22 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |