Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/513

TítuloPara uma caracterização do estado actual da didáctica das línguas em Portugal : alguns dados preliminares
Autor(es)Andrade, Ana Isabel
Sá, Maria Helena Araújo e
Moreira, António, 1957-
Sá, Cristina Manuela
Vieira, Flávia
Data1992
EditoraUniversidade do Minho. Instituto de Educação (IE)
RevistaRevista Portuguesa de Educação
Citação"Revista Portuguesa de Educação". 5:2 (1992) 65-76.
Resumo(s)O estudo em curso constitui um contributo para a compreensão das finalidades, domínio e quadro teórico de referência da Didáctica das Línguas (Materna e Estrangeiras) em Portugal, enquanto disciplina dos currículos de formação de professores. O texto apresenta resultados preliminares da análise de 34 programas de Didáctica das Línguas, recolhidos em diversas instituições de ensino superior, em 1991. O discurso pedagógico que os professores realizam acerca desta disciplina reflecte a existência de concepções híbridas, fundamentalmente polarizadas em torno das noções de reflexividade e normativismo, por vezes diferenciadas em função da área de especialidade em causa. De um modo global, os dados analisados revelam a procura de uma focalização especializada para a Didáctica, perspectivada como domínio de reflexão/intervenção sobre o processo de ensino/aprendizagem de uma dada matéria.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/513
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Revista Portuguesa de Educação / Portuguese Journal of Education

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
1992,5(2),65-76(FlaviaVieira).pdf1,22 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID