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https://hdl.handle.net/1822/48364
Título: | Modelo de avaliação e seleção de parques de estacionamento |
Outro(s) título(s): | Evaluation and selection model of car parks |
Autor(es): | Castro, Hélder Esteves de |
Orientador(es): | Ribeiro, Paulo |
Palavras-chave: | Parques de estacionamento Estacionamento Modelo de desempenho de um parque Geometria Acessibilidade Segurança Conforto Estado de conservação Car parks Parking Car park performance model Geometry Accessibility Conservation Comfort Safety |
Data: | 2016 |
Resumo(s): | Os parques de estacionamento representam importantes infraestruturas de mobilidade urbana,
estando frequentemente associadas a investimentos consideráveis para qualquer entidade promotora,
que eventualmente até podem ser os próprios municípios. Deste modo, importa analisar, compreender
e avaliar o desempenho físico e funcional deste tipo de infraestruturas, através de metodologias de
avaliação abrangentes e holísticas, isto é, que contemplem as várias dimensões que conseguem ser
avaliadas pelos utilizadores.
As taxas de ocupação dos parques dependem, geralmente, do custo e localização do parque. No
entanto, se existisse alguma maneira de informar o utilizador sobre as qualidades e defeitos de cada
parque, de uma forma simples e objetiva, talvez estas taxas pudessem variar em função de um outro
conjunto de fatores e critérios eventualmente associados à infraestrutura. Assim, neste trabalho
desenvolveu-se um modelo, constituído por dois passos, que permite avaliar qualquer tipo de parque
de estacionamento tendo em conta os domínios de geometria, de acessibilidade, de estado de
conservação e de conforto e segurança (passo 1), bem como a definição de um processo de seleção
do parque que melhor se ajuste às necessidades dos utilizadores (2º passo).
Da aplicação do modelo proposto neste trabalho estudaram-se e avaliaram-se cinco parques
localizados no Centro Histórico da cidade de Viana do Castelo de forma a determinar o seu
desempenho em relação aos quatro domínios de avaliação. Essa aplicação permitiu demonstrar a
versatilidade do modelo desenvolvido através da exposição do funcionamento do método de seleção de
parques de estacionamento (passo 2), que apresenta em forma de listagem e gráfica (mapas) os
parques de estacionamento mais indicados para um determinado tipo de utilizador.
Com a realização do caso de estudo constatou-se que os domínios que obtiveram pior desempenho
nos parques analisados foram a acessibilidade e o conforto e segurança. No domínio da geometria, os
parâmetros que obtiveram pior desempenho, de uma forma geral, foram a inclinação e largura das
rampas. No domínio da acessibilidade foram a percentagem e localização dos lugares para deficientes
e o acesso dos veículos ao parque. No conforto e segurança o parâmetro que teve pior desempenho foi
a vigilância. No estado de conservação, o elemento que se encontra em pior estado é a sinalização. Car parks represent important urban mobility infrastructures, often associated with considerable investments for any promoter, which may even be the municipalities themselves. In this way, it is important to analyze, understand and evaluate the physical and functional performance of these infrastructures through comprehensive and holistic evaluation methodologies, that is, considering the various dimensions that can be evaluated by users. Park occupancy rates generally depend on the cost and location of the park. However, if there was a way to inform the user about the qualities and problems of each park, in a simple and objective way, these rates could vary depending on another set of factors and criteria that may be associated with the infrastructure. Thus, in this work a two-step model was developed, which allows the evaluation of any type of car park taking into account the dimensions of geometry, accessibility, conservation, comfort and safety (step 1), as well as the definition of a park selection process that best meets the needs of users (step 2). From the application of the model proposed in this study five parks located in the Historic Center of the city of Viana do Castelo were studied and evaluated in order to determine their performance in relation to the four dimensions of evaluation. This application made it possible to demonstrate the adaptability of the model developed by showing the operation of the car park selection model (step 2), which presents in the form of a list and graph (maps) the most suitable car parks for a given type of user. With the accomplishment of the case study it was verified that the domains that obtained worse performance in the analyzed parks were the accessibility, the comfort and security. In the domain of geometry, the parameters that obtained worse performance were the slope and width of the ramps. In the domain of accessibility were the percentage and location of places for disabled people and the access of vehicles to the park. In comfort and safety, the parameter that had the worst performance was, on average, surveillance. In the state of conservation, the element that was in worse condition was the signage. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado integrado em Engenharia Civil |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/48364 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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