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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRibeiro, Paulopor
dc.contributor.authorCastro, Hélder Esteves depor
dc.date.accessioned2017-12-15T10:57:49Z-
dc.date.issued2016-
dc.date.submitted2016-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/48364-
dc.descriptionDissertação de mestrado integrado em Engenharia Civilpor
dc.description.abstractOs parques de estacionamento representam importantes infraestruturas de mobilidade urbana, estando frequentemente associadas a investimentos consideráveis para qualquer entidade promotora, que eventualmente até podem ser os próprios municípios. Deste modo, importa analisar, compreender e avaliar o desempenho físico e funcional deste tipo de infraestruturas, através de metodologias de avaliação abrangentes e holísticas, isto é, que contemplem as várias dimensões que conseguem ser avaliadas pelos utilizadores. As taxas de ocupação dos parques dependem, geralmente, do custo e localização do parque. No entanto, se existisse alguma maneira de informar o utilizador sobre as qualidades e defeitos de cada parque, de uma forma simples e objetiva, talvez estas taxas pudessem variar em função de um outro conjunto de fatores e critérios eventualmente associados à infraestrutura. Assim, neste trabalho desenvolveu-se um modelo, constituído por dois passos, que permite avaliar qualquer tipo de parque de estacionamento tendo em conta os domínios de geometria, de acessibilidade, de estado de conservação e de conforto e segurança (passo 1), bem como a definição de um processo de seleção do parque que melhor se ajuste às necessidades dos utilizadores (2º passo). Da aplicação do modelo proposto neste trabalho estudaram-se e avaliaram-se cinco parques localizados no Centro Histórico da cidade de Viana do Castelo de forma a determinar o seu desempenho em relação aos quatro domínios de avaliação. Essa aplicação permitiu demonstrar a versatilidade do modelo desenvolvido através da exposição do funcionamento do método de seleção de parques de estacionamento (passo 2), que apresenta em forma de listagem e gráfica (mapas) os parques de estacionamento mais indicados para um determinado tipo de utilizador. Com a realização do caso de estudo constatou-se que os domínios que obtiveram pior desempenho nos parques analisados foram a acessibilidade e o conforto e segurança. No domínio da geometria, os parâmetros que obtiveram pior desempenho, de uma forma geral, foram a inclinação e largura das rampas. No domínio da acessibilidade foram a percentagem e localização dos lugares para deficientes e o acesso dos veículos ao parque. No conforto e segurança o parâmetro que teve pior desempenho foi a vigilância. No estado de conservação, o elemento que se encontra em pior estado é a sinalização.por
dc.description.abstractCar parks represent important urban mobility infrastructures, often associated with considerable investments for any promoter, which may even be the municipalities themselves. In this way, it is important to analyze, understand and evaluate the physical and functional performance of these infrastructures through comprehensive and holistic evaluation methodologies, that is, considering the various dimensions that can be evaluated by users. Park occupancy rates generally depend on the cost and location of the park. However, if there was a way to inform the user about the qualities and problems of each park, in a simple and objective way, these rates could vary depending on another set of factors and criteria that may be associated with the infrastructure. Thus, in this work a two-step model was developed, which allows the evaluation of any type of car park taking into account the dimensions of geometry, accessibility, conservation, comfort and safety (step 1), as well as the definition of a park selection process that best meets the needs of users (step 2). From the application of the model proposed in this study five parks located in the Historic Center of the city of Viana do Castelo were studied and evaluated in order to determine their performance in relation to the four dimensions of evaluation. This application made it possible to demonstrate the adaptability of the model developed by showing the operation of the car park selection model (step 2), which presents in the form of a list and graph (maps) the most suitable car parks for a given type of user. With the accomplishment of the case study it was verified that the domains that obtained worse performance in the analyzed parks were the accessibility, the comfort and security. In the domain of geometry, the parameters that obtained worse performance were the slope and width of the ramps. In the domain of accessibility were the percentage and location of places for disabled people and the access of vehicles to the park. In comfort and safety, the parameter that had the worst performance was, on average, surveillance. In the state of conservation, the element that was in worse condition was the signage.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectParques de estacionamentopor
dc.subjectEstacionamentopor
dc.subjectModelo de desempenho de um parquepor
dc.subjectGeometriapor
dc.subjectAcessibilidadepor
dc.subjectSegurançapor
dc.subjectConfortopor
dc.subjectEstado de conservaçãopor
dc.subjectCar parkspor
dc.subjectParkingpor
dc.subjectCar park performance modelpor
dc.subjectGeometrypor
dc.subjectAccessibilitypor
dc.subjectConservationpor
dc.subjectComfortpor
dc.subjectSafetypor
dc.titleModelo de avaliação e seleção de parques de estacionamentopor
dc.title.alternativeEvaluation and selection model of car parkspor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid201744139por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade19 valorespor
sdum.uoeiEscola de Engenhariapor
dc.subject.fosEngenharia e Tecnologia::Engenharia Civilpor
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