Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/45487
Título: | As atitudes dos alunos nas aulas de educação física: relatório de estágio |
Outro(s) título(s): | The attitudes of students in physical education classes: internship report |
Autor(es): | Carvalho, António Miguel Magalhães |
Orientador(es): | Moreira, Carla Marisa Maia |
Palavras-chave: | Educação física Atitudes Estatuto socioeconómico Physical education Attitudes Socioeconomic status |
Data: | 21-Dez-2016 |
Resumo(s): | Relatório
de
estágio.
Um
estudo
com
alunos
do
segundo
e
terceiro
ciclo
de
escolaridade
acerca
das
atitudes
dos
alunos
nas
aulas
de
Educação
Física.
O
atual
relatório
de
estágio,
implanta-‐se
no
2º
ciclo
de
estudos
conducente
ao
grau
de
Mestre
de
Ensino
de
Educação
Física
nos
Ensinos
Básico
e
Secundário
da
Universidade
do
Minho.
Este,
está
estruturado
em
quatro
áreas:
Enquadramento
Contextual
da
Prática
de
Ensino
Supervisionada;
Enquadramento
Pedagógico;
Participação
na
escola
e
Relação
com
a
Comunidade
Educativa
e
por
fim
a
Formação
e
Investigação
Educacional.
A
área
de
enquadramento
contextual
da
prática
de
ensino
supervisionada
está
subdividida
em
três
pontos:
enquadramento
pessoal,
enquadramento
institucional
e
caraterização
da
turma.
A
área
enquadramento
pedagógico
abrange
a
intervenção
pedagógica
na
conceção,
planeamento,
realização
e
avaliação,
sendo
também
aqui
mencionadas
as
estratégias
utilizadas,
dificuldades
encontradas
entre
ouros
parâmetros.
A
área
de
participação
na
escola
e
relação
com
a
comunidade
educativa
apresenta
todas
as
atividades
desenvolvidas
pelo
núcleo
de
estágio
durante
este
ano
curricular,
indicando
a
realização
das
tarefas
idealizadas
por
nós
mesmos.
Por
final
a
área
de
formação
e
investigação
educacional
engloba
o
estudo
das
atitudes
dos
alunos
face
ás
aulas
Educação
Física
efetuado
aos
alunos
do
segundo
e
terceiro
ciclos
de
uma
escola
de
Fafe.
A
amostra
foi
constituída
por
107
alunos
do
género
feminino
do
segundo
ciclo
(5º
e
6º
ano)
ao
terceiro
ciclo
(7º,
8º,
e
9º
ano)
de
escolaridade.
Aplicou-‐se
o
questionário
Atitudes
dos
Alunos
face
à
Educação
Física
(QAAEF)
para
avaliar
as
atitudes
dos
alunos;
o
estatuto
socioeconómico
foi
avaliado
através
do
questionário
Family
Affluence
Scale.
Os
principais
resultados
demonstram
que
as
alunas
mostraram
ter
uma
atitude
favorável
na
disciplina
de
Educação
Física. Internship report. A study of students in the second and third educational cycle about the attitudes of students in physical education classes. The current document, conducive cycle of studies to the degree of Master of Education of Physical Education in Basic and Secondary Educations of the University of the Minho is implanted in 2º year in which it intends to display all practical of education supervised. This, is strucured in four areas: practical Contextual framing of Education Supervised; Pedagogical framing; Participation in the school and Relation with the Educative Community e finally Formation and educational Inquiry. The area of practical contextual framing of education supervised is subdivided in three points: personal framing, institutional framing and lastly the characterization of the group. The area pedagogical framing circumscribes the pedagogical intervention in the connection planning, accomplishment and evaluation, is mentioned the used strategies, the difficulties found as well as other basic points for curricular year here. The area of participation in the school and relation with the educative community shows to all the activities developed during the period of the internship, indicating the accomplishment of the tasks idealized by our group. The area of formation and educational inquiry shows to the study of the attitudes of the students (second and third cycle) toward Physical Education classes in a school of Fafe. The sample was constituted by 107 girls belonging to the second cycle (5º and 6º year) to and third cycle (7º, 8º, and 9º year) of schooling. The questionnaire “Atitudes dos alunos face á Educação Física (QAAEF) e Estatuto socioeconómico”, was used to assessed the attitudes of adolescentes towards Physical Education classes. Family Affluence Scale measured the socioeconomic status. The results showed that adolescents had shown to have an attitude auspicious relatively to discipline of Physical Education. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/45487 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
António Miguel Magalhães Carvalho.pdf | 2,06 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |