Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/45487
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Moreira, Carla Marisa Maia | por |
dc.contributor.author | Carvalho, António Miguel Magalhães | por |
dc.date.accessioned | 2017-05-03T10:34:14Z | - |
dc.date.available | 2017-05-03T10:34:14Z | - |
dc.date.issued | 2016-12-21 | - |
dc.date.submitted | 2016-07 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/45487 | - |
dc.description | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário | por |
dc.description.abstract | Relatório de estágio. Um estudo com alunos do segundo e terceiro ciclo de escolaridade acerca das atitudes dos alunos nas aulas de Educação Física. O atual relatório de estágio, implanta-‐se no 2º ciclo de estudos conducente ao grau de Mestre de Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade do Minho. Este, está estruturado em quatro áreas: Enquadramento Contextual da Prática de Ensino Supervisionada; Enquadramento Pedagógico; Participação na escola e Relação com a Comunidade Educativa e por fim a Formação e Investigação Educacional. A área de enquadramento contextual da prática de ensino supervisionada está subdividida em três pontos: enquadramento pessoal, enquadramento institucional e caraterização da turma. A área enquadramento pedagógico abrange a intervenção pedagógica na conceção, planeamento, realização e avaliação, sendo também aqui mencionadas as estratégias utilizadas, dificuldades encontradas entre ouros parâmetros. A área de participação na escola e relação com a comunidade educativa apresenta todas as atividades desenvolvidas pelo núcleo de estágio durante este ano curricular, indicando a realização das tarefas idealizadas por nós mesmos. Por final a área de formação e investigação educacional engloba o estudo das atitudes dos alunos face ás aulas Educação Física efetuado aos alunos do segundo e terceiro ciclos de uma escola de Fafe. A amostra foi constituída por 107 alunos do género feminino do segundo ciclo (5º e 6º ano) ao terceiro ciclo (7º, 8º, e 9º ano) de escolaridade. Aplicou-‐se o questionário Atitudes dos Alunos face à Educação Física (QAAEF) para avaliar as atitudes dos alunos; o estatuto socioeconómico foi avaliado através do questionário Family Affluence Scale. Os principais resultados demonstram que as alunas mostraram ter uma atitude favorável na disciplina de Educação Física. | por |
dc.description.abstract | Internship report. A study of students in the second and third educational cycle about the attitudes of students in physical education classes. The current document, conducive cycle of studies to the degree of Master of Education of Physical Education in Basic and Secondary Educations of the University of the Minho is implanted in 2º year in which it intends to display all practical of education supervised. This, is strucured in four areas: practical Contextual framing of Education Supervised; Pedagogical framing; Participation in the school and Relation with the Educative Community e finally Formation and educational Inquiry. The area of practical contextual framing of education supervised is subdivided in three points: personal framing, institutional framing and lastly the characterization of the group. The area pedagogical framing circumscribes the pedagogical intervention in the connection planning, accomplishment and evaluation, is mentioned the used strategies, the difficulties found as well as other basic points for curricular year here. The area of participation in the school and relation with the educative community shows to all the activities developed during the period of the internship, indicating the accomplishment of the tasks idealized by our group. The area of formation and educational inquiry shows to the study of the attitudes of the students (second and third cycle) toward Physical Education classes in a school of Fafe. The sample was constituted by 107 girls belonging to the second cycle (5º and 6º year) to and third cycle (7º, 8º, and 9º year) of schooling. The questionnaire “Atitudes dos alunos face á Educação Física (QAAEF) e Estatuto socioeconómico”, was used to assessed the attitudes of adolescentes towards Physical Education classes. Family Affluence Scale measured the socioeconomic status. The results showed that adolescents had shown to have an attitude auspicious relatively to discipline of Physical Education. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Educação física | por |
dc.subject | Atitudes | por |
dc.subject | Estatuto socioeconómico | por |
dc.subject | Physical education | por |
dc.subject | Attitudes | por |
dc.subject | Socioeconomic status | por |
dc.title | As atitudes dos alunos nas aulas de educação física: relatório de estágio | por |
dc.title.alternative | The attitudes of students in physical education classes: internship report | por |
dc.type | masterThesis | eng |
dc.identifier.tid | 201600986 | por |
thesis.degree.grantor | Universidade do Minho | por |
sdum.degree.grade | 17 valores | por |
sdum.uoei | Instituto de Educação | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
António Miguel Magalhães Carvalho.pdf | 2,06 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |