Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/41318
Título: | O papel da filosofia no desenvolvimento do pensamento crítico |
Outro(s) título(s): | The role of philosophy in the development of critical thinking |
Autor(es): | Passos, Cátia João Rodrigues dos Santos |
Orientador(es): | Manso, Artur |
Palavras-chave: | Filosofia Ensino da filosofia Pensamento crítico Autonomia Philosophy Teaching philosophy Critical thinking Autonomy |
Data: | 2015 |
Resumo(s): | O presente relatório de Estágio, intitulado O Papel da Filosofia no Desenvolvimento do
Pensamento Crítico é parte integrante do Estágio Profissional do Mestrado em Ensino de Filosofia
no Ensino Secundário, da Universidade do Minho desenvolvido na turma 09 do 10º ano da Escola
Secundária Sá de Miranda - Braga. Aqui pretendo abordar e demonstrar a importância da disciplina
de Filosofia na vida e para a vida dos alunos, assim como, a aplicabilidade desta no seu quotidiano
como auxílio a pensar autonomamente, a consciencializar e refletir criticamente, a tomar posição.
Deste modo, o meu propósito prende-se com a busca de novos métodos que possibilitem responder
às questões que deram origem ao meu projeto: “Em que medida a Filosofia é importante para
promover e desenvolver o pensamento e espírito crítico nos adolescentes?” e “Como desenvolver,
na atualidade, o espírito crítico dos jovens?".
Assim sendo, este relatório descreve a minha prática pedagógica desenvolvida ao longo do ano
e ainda fundamenta teoricamente o tema que pretendo abordar com o objetivo de dar respostas às
questões que originaram o meu relatório. The Training Report that is presented is called The Role of Philosophy in the Development of Critical Thinking, and it is a part of the professional training on the Master in Teaching Philosophy in Secondary Education at Minho University, held at Escola Secundária Sá de Miranda in Braga, taking as target group, students of the 10th grade, class 09. It is a main goal to approach and to demonstrate the importance of philosophy in and to young people’s life as well as to apply philosophy to everyday life as a tool to help students to think autonomously, to analize and reflect consciously, to take a stand. The purpose I established to investigate has to do with the search of new methods which might answer the questions that originated my project: “In what way is Philosophy important to promote and develop teenager’s critical thinking?” and “How to develop teenager’s critical thinking nowadays?” Therefore, this report describes a year of professional training as well as the theoretical bases of the theme I intend to approach in order to answer the questions which motivated my work / project / report. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/41318 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado IE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Catia Joao Rodrigues dos Santos Passos.pdf | Relatório de estágio | 3,04 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |