Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/41318

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorManso, Arturpor
dc.contributor.authorPassos, Cátia João Rodrigues dos Santospor
dc.date.accessioned2016-04-28T15:03:37Z-
dc.date.available2016-04-28T15:03:37Z-
dc.date.issued2015-
dc.date.submitted2015-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/41318-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundáriopor
dc.description.abstractO presente relatório de Estágio, intitulado O Papel da Filosofia no Desenvolvimento do Pensamento Crítico é parte integrante do Estágio Profissional do Mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário, da Universidade do Minho desenvolvido na turma 09 do 10º ano da Escola Secundária Sá de Miranda - Braga. Aqui pretendo abordar e demonstrar a importância da disciplina de Filosofia na vida e para a vida dos alunos, assim como, a aplicabilidade desta no seu quotidiano como auxílio a pensar autonomamente, a consciencializar e refletir criticamente, a tomar posição. Deste modo, o meu propósito prende-se com a busca de novos métodos que possibilitem responder às questões que deram origem ao meu projeto: “Em que medida a Filosofia é importante para promover e desenvolver o pensamento e espírito crítico nos adolescentes?” e “Como desenvolver, na atualidade, o espírito crítico dos jovens?". Assim sendo, este relatório descreve a minha prática pedagógica desenvolvida ao longo do ano e ainda fundamenta teoricamente o tema que pretendo abordar com o objetivo de dar respostas às questões que originaram o meu relatório.por
dc.description.abstractThe Training Report that is presented is called The Role of Philosophy in the Development of Critical Thinking, and it is a part of the professional training on the Master in Teaching Philosophy in Secondary Education at Minho University, held at Escola Secundária Sá de Miranda in Braga, taking as target group, students of the 10th grade, class 09. It is a main goal to approach and to demonstrate the importance of philosophy in and to young people’s life as well as to apply philosophy to everyday life as a tool to help students to think autonomously, to analize and reflect consciously, to take a stand. The purpose I established to investigate has to do with the search of new methods which might answer the questions that originated my project: “In what way is Philosophy important to promote and develop teenager’s critical thinking?” and “How to develop teenager’s critical thinking nowadays?” Therefore, this report describes a year of professional training as well as the theoretical bases of the theme I intend to approach in order to answer the questions which motivated my work / project / report.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectFilosofiapor
dc.subjectEnsino da filosofiapor
dc.subjectPensamento críticopor
dc.subjectAutonomiapor
dc.subjectPhilosophypor
dc.subjectTeaching philosophypor
dc.subjectCritical thinkingpor
dc.subjectAutonomypor
dc.titleO papel da filosofia no desenvolvimento do pensamento críticopor
dc.title.alternativeThe role of philosophy in the development of critical thinkingpor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid201453762-
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.uoeiInstituto de Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Catia Joao Rodrigues dos Santos Passos.pdfRelatório de estágio3,04 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID