Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/32306
Título: | Ações do professor na construção coletiva de um argumento genérico numa turma do 9.º ano |
Autor(es): | Domingues, Cláudia Martinho, Maria Helena |
Palavras-chave: | Raciocínio matemático Argumento genérico Ações do professor |
Data: | 2014 |
Editora: | Universidade de Lisboa |
Resumo(s): | O professor enfrenta um exigente desafio quando procura desenvolver o raciocínio matemático dos alunos em aulas exploratórias. A partir das resoluções dos alunos, após explorarem a tarefa em grupo, o professor tem a oportunidade de desenvolver o pensamento matemático dos alunos na fase de discussão coletiva. Neste capítulo são analisadas as ações de uma professora no desenvolvimento de uma aula exploratória cujo objetivo era o de construir coletivamente um argumento genérico. Os dados, utilizados nesta análise, foram recolhidos numa aula de 90 minutos, no ano letivo de 2009/2010, e fazem parte de uma investigação sobre o desenvolvimento do raciocínio matemático de alunos de uma turma de nono ano. As ações da professora de incitar a que os alunos exponham as suas ideias, de os apoiar no desenvolvimento dessas mesmas ideias, e de ampliar o seu pensamento matemático revelaram-se importantes na construção coletiva de um argumento genérico. Conclui-se que as ações da professora de ampliar surgiram, apenas, quando estabeleceu conexões entre os diferentes raciocínios matemáticos dos alunos na fase de discussão coletiva e que as ações de apoiar e de incitar foram fundamentais, durante toda a aula, para ampliar o pensamento dos alunos. |
Tipo: | Capítulo de livro |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/32306 |
ISBN: | 978-989-8753-06-9 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
P3M_Domingues_Martinho.pdf | 850,25 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |