Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/32306
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Domingues, Cláudia | por |
dc.contributor.author | Martinho, Maria Helena | por |
dc.date.accessioned | 2015-01-05T14:07:46Z | - |
dc.date.available | 2015-01-05T14:07:46Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.isbn | 978-989-8753-06-9 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/32306 | - |
dc.description.abstract | O professor enfrenta um exigente desafio quando procura desenvolver o raciocínio matemático dos alunos em aulas exploratórias. A partir das resoluções dos alunos, após explorarem a tarefa em grupo, o professor tem a oportunidade de desenvolver o pensamento matemático dos alunos na fase de discussão coletiva. Neste capítulo são analisadas as ações de uma professora no desenvolvimento de uma aula exploratória cujo objetivo era o de construir coletivamente um argumento genérico. Os dados, utilizados nesta análise, foram recolhidos numa aula de 90 minutos, no ano letivo de 2009/2010, e fazem parte de uma investigação sobre o desenvolvimento do raciocínio matemático de alunos de uma turma de nono ano. As ações da professora de incitar a que os alunos exponham as suas ideias, de os apoiar no desenvolvimento dessas mesmas ideias, e de ampliar o seu pensamento matemático revelaram-se importantes na construção coletiva de um argumento genérico. Conclui-se que as ações da professora de ampliar surgiram, apenas, quando estabeleceu conexões entre os diferentes raciocínios matemáticos dos alunos na fase de discussão coletiva e que as ações de apoiar e de incitar foram fundamentais, durante toda a aula, para ampliar o pensamento dos alunos. | por |
dc.description.sponsorship | Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade de Lisboa | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Raciocínio matemático | por |
dc.subject | Argumento genérico | por |
dc.subject | Ações do professor | por |
dc.title | Ações do professor na construção coletiva de um argumento genérico numa turma do 9.º ano | por |
dc.type | bookPart | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
sdum.publicationstatus | published | por |
oaire.citationStartPage | 183 | por |
oaire.citationEndPage | 214 | por |
oaire.citationConferencePlace | Lisboa | por |
oaire.citationTitle | Práticas profissionais de professores de Matemática | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
sdum.bookTitle | Práticas profissionais de professores de Matemática | por |
Aparece nas coleções: |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
P3M_Domingues_Martinho.pdf | 850,25 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |