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TítuloA Estampa como meio de diferenciação e comunicação da cultura brasileira
Autor(es)Lanaro, Janaina Thais
Orientador(es)Cunha, Joana
Palavras-chaveComunicação de moda
Estamparia
Cultura e identidade Brasileira
Chita
Communication fashion
Printing patterns
Brazilian culture and identity
Chintz
Data2013
Resumo(s)Atualmente o mundo da moda procura inovações ou meios de diferenciação de produtos e os padrões estampados são uma alternativa coerente, pois podem ser desenvolvidos em variadas cores, tamanhos e texturas proporcionando assim combinações infinitas para o desenvolvimento de novas coleções de moda. As técnicas de estamparia atualmente são bastante variadas, o que diferencia um padrão, no entanto, é a sua qualidade. Uma coleção de tecidos com padronagens necessita ser antes desenvolvida dentro de um conceito pesquisado, a fim de possuir uma coerência estético - formal. Para melhor entendimento de como as estampas têm vindo a ser trabalhadas dentro da comunicação da identidade cultural brasileira, foram estudados estilistas e marcas que tem os padrões estampados como identidade. Foram analisadas as inspirações por trás do desenvolvimento de suas coleções mais relevantes em termos de estampados e como a influência da cultura brasileira interfere no desenvolvimento de seus produtos. Uma perceção mais aprofundada sobre a história das chitas nacionais e suas utilizações complementada pela análise de fotos de mulheres de diferentes décadas é um dos pontos estudados no trabalho. O trabalho tem como desenvolvimento prático a criação de uma pequena coleção de estampados que utilizando a metodologia de design de moda, se suporta na pesquisa de cores e tendências, no questionário realizado com 120 mulheres paranaenses e um conjunto de elementos que traduzem a identidade cultural brasileira. O Paraná como estado integrante do sul do país evidencia toda a cultura brasileira e a sua miscigenação, foi o Estado escolhido para representar o Brasil neste trabalho. As mulheres, sua indumentária e o gosto pelas chitas foram uma das maiores inspirações para o desenvolvimento de uma pequena coleção de padrões estampados que buscam traduzir as necessidades das mulheres paranaenses.
Currently the fashion world demand innovations or means of product differentiation and printed patterns are a coherent alternative, they may be developed in various colors, sizes and textures so providing endless combinations for the development of new fashion collections. Printing techniques currently are quite varied, what differentiates a pattern, however, is its quality. A collection of fabric patterns needs to be developed within a previously researched concept, so to have a formal-aesthetic consistency. For a better understanding of how textile prints have been worked as a mean of communication of the Brazilian identity and culture, fashion designers and brands who use printed patterns as a way of identity were studied. The most relevant inspirations behind the development of theirs collections were analysed in terms of printing and how the influence of Brazilian culture interferes with the development of their products. Other topic addressed in this work was a further perception about the history of chintz and its domestic use that was complemented by the analisis of photos of women from different decades. This study encompassed the development of a small collection of printing patterns using the fashion design methodology, supported on color and trends research, based on the questionnaire that was conducted with 120 women from Paraná state. The Paraná state as a member of the South evinces all the Brazilian culture and its miscegenation, the State was chosen to represent Brazil in this work. Women, clothes and their taste for chintz were one of the biggest inspirations for the development of a small collection of printing patterns that seek to translate the needs of women from Paraná.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Design e Comunicação de Moda
URIhttps://hdl.handle.net/1822/27584
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DET/2C2T - Dissertações de mestrado

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