Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/22634
Título: | Ler bem para aprender melhor : descrição e fundamentação teórica de um programa de intervenção no âmbito das dificuldades de aprendizagem da leitura |
Autor(es): | Ribeiro, Marta Ribeiro, Iolanda da Silva |
Palavras-chave: | Leitura Acuidade leitora Velocidade leitora |
Data: | Mai-2010 |
Revista: | Psicologia, Educação e Cultura |
Resumo(s): | Os problemas na aprendizagem inicial da leitura constituem um factor de risco no desenvolvimento de trajectórias de sucesso. O reconhecimento deste facto tem conduzido à elaboração de programas de intervenção dirigidos a crianças em idade pré-escolar e na fase inicial de alfabetização. Neste artigo apresenta-se um programa, de cariz remediativo, dirigido a alunos com dificuldades na velocidade e acuidade leitora. O programa a ser aplicado em pequenos grupos prevê a realização de um diagnóstico prévio. Foram contemplados no seu delineamento actividades leitura sombra, leituras repetidas, leitura e exploração de histórias, registo dos ganhos individuais. É efectuada um confronto entre as opções tomadas e as orientações da literatura na construção de programas no âmbito das dificuldades de aprendizagem da leitura. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/22634 |
Versão da editora: | http://pec.ispgaya.pt/default.asp?link=_Volume%20XIV,%20N%BA%201%20-%20Maio%20de%202010&Num=587&Vol=26 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIPsi - Artigos (Papers) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Resumo_Ler bem para aprender melhor.pdf | Resumo do artigo | 139,14 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |