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TítuloBehaviour-based price discrimination with retention strategies
Autor(es)Amorim, Andreia Emanuela Guerra de
Orientador(es)Esteves, Rosa Branca
Palavras-chaveBehaviour-based price discrimination
Retention strategies
Switching costs
Discriminação de preços
Perfil de compra do consumidor
Estretégias de retenção
Custos de mudança
Data2011
Resumo(s)In imperfect competitive markets rms have some market power, thus the practice of price discrimination is possible. In oligopolistic models, behaviour-based price discrimination is analyzed following two different approaches: the switching costs ap- proach and the brand preferences approach. A recent Ofcom s report makes a reminder to the practice of rms implementing retention strategies, as a way to discourage cus- tomers to change the current supplier offering to all customers who show an intention to switch a special price discount. The main objective of this Master Dissertation is to develop a theoretical model that analyzes the effects of retention strategies under the switching costs approach. After consumers have made their first-period consumption decisions and decide to change supplier in the second-period, they have to incur switching costs. It is a model that extends Chen (1997) by allowing rms to employ retention strategies. It is also a model based on Esteves and Rey (2010), that consider retention activity but under the brand preferences approach. The results, when compared to those obtained without retention strategies, suggest (i) a lower deadweight loss due the less inefficient switching; (ii) a lower firms profits; and (iii) a higher consumers surplus.
Em mercados de concorrência imperfeita, devido ao poder de mercado das empre- sas, a prática de discriminação de preços torna-se possível. Nos modelos de oligopólio, a discriminação de preços, com base no reconhecimento do perfil de compra do con- sumidor, é analisada segundo duas abordagens: a dos custos de mudança associados à troca de empresa ou a das preferências (exógenas) do consumidor. No relatório de 2010 da Ofcom, é feita uma chamada de atenção para a prática da implementação de estratégias de retenção, como forma de desencorajar os consumidores a trocarem de empresa, através da oferta de um desconto a todos aqueles que mostram intenção de trocar. O objetivo desta Dissertação de Mestrado consiste no desenvolvimento de um modelo teórico que analise os efeitos da implementação de estratégias de retenção, sob a abordagem que os consumidores têm custos associados à mudança de empresa, após terem feito a sua escolha inicial. É um modelo que resulta de uma extensão daquele que é apresentado no artigo de Chen (1997), considerando os mesmo pressupostos base e incluindo a capacidade das empresas em definirem estratégias de retenção. É igualmente um modelo assente no apresentado em Esteves e Rey (2010), que incorpora a capacidade das empresas em praticarem estratégias de retenção, mas seguindo a abordagem das preferências exógenas dos consumidores. Os resultados, quando comparados com os obtidos no caso da impossibilidade de implementação de estraté- gias de retenção, sugerem (i) uma menor perda de bem-estar, resultado da menor troca dos consumidores; (ii) um menor lucro para as empresas e (iii) um aumento no bem-estar dos consumidores.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Economia
URIhttps://hdl.handle.net/1822/19602
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

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