Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/12476
Título: | Como estudam os alunos de elevado rendimento académico? Uma análise centrada nas estratégias de auto-regulação |
Autor(es): | Rosário, Pedro Almeida, Leandro S. Guimarães, Carina Pacheco, Mónica |
Palavras-chave: | Auto-regulação da aprendizagem Concepções de aprendizagem Competência académica Alto-rendimento |
Data: | 2001 |
Revista: | Sobredotação |
Citação: | "Sobredotação." ISSN 0875-0106. 2:1 (2001) 103-116. |
Resumo(s): | A literatura tem referenciado que os alunos academicamente mais competentes organizam de uma forma mais proficiente o seu trabalho escolar apresentando comportamentos mais auto-regulados (Zimmenman & Martinez-Pons, 1990, 1992). Situando-nos num marco teórico organizador do discurso da sobredotação que inclua motivação e a criatividade, a par da inteligência, centraremos esta investigação na compreensão dos processos de aprendizagem dos alunos academicamente mais competentes. A amostra tomada é de 558 alunos do Ensino Secundário, divididos em quatro grupos tendo com referência o seu desempenho académico. Os resultados revelaram uma associação estatisticamente significativa entre a competência académica e a preferência do recurso a estratégias de auto-regulação da aprendizagem. Os alunos mais competentes academicamente utilizam no seu trabalho escolar, mais do que os seus colegas, 9 das 14 estratégias de auto-regulação. Estes resultados reforçam a importância na realização académica de um trabalho pessoal mais auto-regulado, sugerindo que o treino e a modelação das estratégias de auto-regulação na sala de aula facilitariam uma aprendizagem mais significativa e incrementariam a competência académica dos alunos. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/12476 |
ISSN: | 0875-0106 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIPsi - Artigos (Papers) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2001_como_estudam_al_elev_ren.pdf | 1,71 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |