Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/12476
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Rosário, Pedro | - |
dc.contributor.author | Almeida, Leandro S. | - |
dc.contributor.author | Guimarães, Carina | - |
dc.contributor.author | Pacheco, Mónica | - |
dc.date.accessioned | 2011-05-31T10:45:09Z | - |
dc.date.available | 2011-05-31T10:45:09Z | - |
dc.date.issued | 2001 | - |
dc.identifier.citation | "Sobredotação." ISSN 0875-0106. 2:1 (2001) 103-116. | por |
dc.identifier.issn | 0875-0106 | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/12476 | - |
dc.description.abstract | A literatura tem referenciado que os alunos academicamente mais competentes organizam de uma forma mais proficiente o seu trabalho escolar apresentando comportamentos mais auto-regulados (Zimmenman & Martinez-Pons, 1990, 1992). Situando-nos num marco teórico organizador do discurso da sobredotação que inclua motivação e a criatividade, a par da inteligência, centraremos esta investigação na compreensão dos processos de aprendizagem dos alunos academicamente mais competentes. A amostra tomada é de 558 alunos do Ensino Secundário, divididos em quatro grupos tendo com referência o seu desempenho académico. Os resultados revelaram uma associação estatisticamente significativa entre a competência académica e a preferência do recurso a estratégias de auto-regulação da aprendizagem. Os alunos mais competentes academicamente utilizam no seu trabalho escolar, mais do que os seus colegas, 9 das 14 estratégias de auto-regulação. Estes resultados reforçam a importância na realização académica de um trabalho pessoal mais auto-regulado, sugerindo que o treino e a modelação das estratégias de auto-regulação na sala de aula facilitariam uma aprendizagem mais significativa e incrementariam a competência académica dos alunos. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Auto-regulação da aprendizagem | por |
dc.subject | Concepções de aprendizagem | por |
dc.subject | Competência académica | por |
dc.subject | Alto-rendimento | por |
dc.title | Como estudam os alunos de elevado rendimento académico? Uma análise centrada nas estratégias de auto-regulação | por |
dc.type | article | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
oaire.citationStartPage | 103 | por |
oaire.citationEndPage | 116 | por |
oaire.citationIssue | 1 | por |
oaire.citationTitle | Sobredotação | por |
oaire.citationVolume | 2 | por |
sdum.journal | Sobredotação | por |
Aparece nas coleções: | CIPsi - Artigos (Papers) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2001_como_estudam_al_elev_ren.pdf | 1,71 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |