Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/11548

TítuloPráticas educativas na sobredotação: diferenciação curricular e estratégias complementares
Outro(s) título(s)Practices in gifted education: differentiated curriculum and complementary strategies
Autor(es)Antunes, Ana Maria Pereira
Almeida, Leandro S.
Palavras-chaveSobredotação
Práticas educativas
Programas de atendimento
Diferenciação curricular
Escola inclusiva
Giftedness
Educational practices
Enrichment
Curricular differentiation
Inclusive school
DataMai-2009
EditoraInstituto Superior Politécnico Gaya (ISPGaya). Centro de Investigação e Desenvolvimento
Citação“Psicologia Educação e Cultura”. 13:1 (2009) 157-168.
Resumo(s)A escola inclusiva, atenta à diversidade e à igualdade de oportunidades, deverá contemplar explicitamente a educação dos alunos mais capazes, talentosos ou sobredotados. Neste trabalho, tomamos como ponto de partida da intervenção com os alunos sobredotados a necessidade de adaptação e de diferenciação curricular para responder às suas necessidades individuais. Nessa lógica, destacamos a importância da complementaridade e da articulação das diversas formas de intervenção (aceleração, agrupamento e enriquecimento), caracterizando cada uma delas e apresentando alguns estudos face à sua eficácia. Fazemos ainda uma breve referência à situação em Portugal, destacando que importa sensibilizar e formar os agentes educativos face à problemática da sobredotação.
The inclusive school responding to the students ‘differences and to the opportunities’ equality should consider the education of the gifted and talented students. In this work, we take curricular adaptation and curricular differentiation as the main Intervention points centered on individual differences. We also defend the complementary use of the educational practices (acceleration, grouping and enrichment) explaining each one of them and presenting some studies about their efficacy. We briefly describe the practices for gifted students in Portugal and highlight the importance of the school staff sensitivity to understand giftedness.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/11548
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Práticas Educativas na Sobredotação.pdfDocumento principal6,86 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID