Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/11538

TítuloPercursos vocacionais e vivências académicas : o caso dos alunos maiores de 23 anos
Autor(es)Soares, Diana L.
Almeida, Leandro S.
Ferreira, Joaquim Armando G.
Palavras-chaveEnsino Superior
Adaptação académica
Sucesso académico
DataMai-2010
EditoraInstituto Superior Politécnico Gaya (ISPGaya). Centro de Investigação e Desenvolvimento
Citação"Psicologia Educação e Cultura". ISSN 0874-2391. XIV:1 (Maio 2010) 203-214.
Resumo(s)Este estudo pretende caracterizar os novos públicos que acedem ao Ensino Superior, mais concretamente os alunos maiores de 23 anos, bem como avaliar a sua transição e adaptação a este contexto, inferindo-se as variáveis que mediam estes processos. Para tal, numa primeira fase, procedeu-se à realização de entrevistas semi-estruturadas a oito alunos que frequentam a Universidade do Minho. Posteriormente, auscultaram-se seis alunos a realizar licenciatura, recorrendo-se à metodologia de focus group. A informação recolhida foi organizada em função das dimensões do Questionário de Vivências Académicas (QVA; Almeida & Ferreira, 1997): dimensão pessoal (percepções pessoais, bem-estar, identidade), dimensão interpessoal (relacionamento com colegas e professores), dimensão vocacional (curso, carreira), dimensão estudo (métodos e estratégias de estudo, aproveitamento) e dimensão institucional (serviços, equipamentos e estruturas). Para além das verbalizações dos estudantes na lógica das cinco dimensões do QVA, os discursos obtidos fizeram salientar a singularidade deste grupo de estudantes.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/11538
ISSN0874-2391
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Percursos Vocacionais e Vivências Académicas.pdfDocumento principal9,01 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID