Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/11538
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Soares, Diana L. | - |
dc.contributor.author | Almeida, Leandro S. | - |
dc.contributor.author | Ferreira, Joaquim Armando G. | - |
dc.date.accessioned | 2011-01-06T11:38:35Z | - |
dc.date.available | 2011-01-06T11:38:35Z | - |
dc.date.issued | 2010-05 | - |
dc.identifier.citation | "Psicologia Educação e Cultura". ISSN 0874-2391. XIV:1 (Maio 2010) 203-214. | por |
dc.identifier.issn | 0874-2391 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/11538 | - |
dc.description.abstract | Este estudo pretende caracterizar os novos públicos que acedem ao Ensino Superior, mais concretamente os alunos maiores de 23 anos, bem como avaliar a sua transição e adaptação a este contexto, inferindo-se as variáveis que mediam estes processos. Para tal, numa primeira fase, procedeu-se à realização de entrevistas semi-estruturadas a oito alunos que frequentam a Universidade do Minho. Posteriormente, auscultaram-se seis alunos a realizar licenciatura, recorrendo-se à metodologia de focus group. A informação recolhida foi organizada em função das dimensões do Questionário de Vivências Académicas (QVA; Almeida & Ferreira, 1997): dimensão pessoal (percepções pessoais, bem-estar, identidade), dimensão interpessoal (relacionamento com colegas e professores), dimensão vocacional (curso, carreira), dimensão estudo (métodos e estratégias de estudo, aproveitamento) e dimensão institucional (serviços, equipamentos e estruturas). Para além das verbalizações dos estudantes na lógica das cinco dimensões do QVA, os discursos obtidos fizeram salientar a singularidade deste grupo de estudantes. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Instituto Superior Politécnico Gaya (ISPGaya). Centro de Investigação e Desenvolvimento | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Ensino Superior | por |
dc.subject | Adaptação académica | por |
dc.subject | Sucesso académico | por |
dc.title | Percursos vocacionais e vivências académicas : o caso dos alunos maiores de 23 anos | por |
dc.type | article | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Percursos Vocacionais e Vivências Académicas.pdf | Documento principal | 9,01 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |