Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/11538
Título: | Percursos vocacionais e vivências académicas : o caso dos alunos maiores de 23 anos |
Autor(es): | Soares, Diana L. Almeida, Leandro S. Ferreira, Joaquim Armando G. |
Palavras-chave: | Ensino Superior Adaptação académica Sucesso académico |
Data: | Mai-2010 |
Editora: | Instituto Superior Politécnico Gaya (ISPGaya). Centro de Investigação e Desenvolvimento |
Citação: | "Psicologia Educação e Cultura". ISSN 0874-2391. XIV:1 (Maio 2010) 203-214. |
Resumo(s): | Este estudo pretende caracterizar os novos públicos que acedem ao Ensino Superior, mais concretamente os alunos maiores de 23 anos, bem como avaliar a sua transição e adaptação a este contexto, inferindo-se as variáveis que mediam estes processos. Para tal, numa primeira fase, procedeu-se à realização de entrevistas semi-estruturadas a oito alunos que frequentam a Universidade do Minho. Posteriormente, auscultaram-se seis alunos a realizar licenciatura, recorrendo-se à metodologia de focus group. A informação recolhida foi organizada em função das dimensões do Questionário de Vivências Académicas (QVA; Almeida & Ferreira, 1997): dimensão pessoal (percepções pessoais, bem-estar, identidade), dimensão interpessoal (relacionamento com colegas e professores), dimensão vocacional (curso, carreira), dimensão estudo (métodos e estratégias de estudo, aproveitamento) e dimensão institucional (serviços, equipamentos e estruturas). Para além das verbalizações dos estudantes na lógica das cinco dimensões do QVA, os discursos obtidos fizeram salientar a singularidade deste grupo de estudantes. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/11538 |
ISSN: | 0874-2391 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Percursos Vocacionais e Vivências Académicas.pdf | Documento principal | 9,01 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |