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https://hdl.handle.net/1822/10071
Título: | Perspectivas dos conselhos executivos acerca da gestão flexível do currículo: o caso das Ciências Físicas e Naturais |
Autor(es): | Sequeira, Manuel Duarte, Conceição Leite, Laurinda Dourado, Luís |
Data: | 2002 |
Editora: | Universidad de Burgos |
Citação: | MOREIRA, Marco António ; CABALLERO SAHELICES, Concesa, orgs. – “Actas do Encuentro Iberoamericano sobre Investigación Básica en Educación en Ciências, 1, Burgos, 2002.” - Burgos : Servicio de Publicaciones da Universidad de Burgos, 2002. p. 459-470. |
Resumo(s): | O projecto de Gestão Flexível do Currículo (GFC) iniciou-se em Portugal nos fins da década de 90, tendo como filosofia a consideração da escola como um contexto ecológico para a emergência da mudança, o reforço da autonomia curricular da escola, a promoção da flexibilidade do currículo e da organização pedagógica, bem como a introdução de variáveis curriculares específicas, de âmbito regional ou local. O objectivo deste trabalho é analisar a avaliação que os Conselhos Executivos fazem da forma como a GFC está a ser aplicada ao nível do 3° ciclo do ensino básico (11-14 anos de idade), com especial incidência na área das Ciências Físicas e Naturais. Dados recolhidos através de um questionário, respondido por 21 presidentes dos Conselhos Executivos de escolas onde funciona a GFC, apontam para uma avaliação positiva da experiência da GFC, especialmente ao nível do empenhamento dos professores e da promoção da colaboração entre eles. No que respeita às Ciências Físicas e Naturais, os efeitos parecem situar-se mais ao nível organizacional do que ao nível pedagógico-didáctico. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/10071 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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