Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/10071
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Sequeira, Manuel | - |
dc.contributor.author | Duarte, Conceição | - |
dc.contributor.author | Leite, Laurinda | - |
dc.contributor.author | Dourado, Luís | - |
dc.date.accessioned | 2010-01-12T16:22:56Z | - |
dc.date.available | 2010-01-12T16:22:56Z | - |
dc.date.issued | 2002 | - |
dc.identifier.citation | MOREIRA, Marco António ; CABALLERO SAHELICES, Concesa, orgs. – “Actas do Encuentro Iberoamericano sobre Investigación Básica en Educación en Ciências, 1, Burgos, 2002.” - Burgos : Servicio de Publicaciones da Universidad de Burgos, 2002. p. 459-470. | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/10071 | - |
dc.description.abstract | O projecto de Gestão Flexível do Currículo (GFC) iniciou-se em Portugal nos fins da década de 90, tendo como filosofia a consideração da escola como um contexto ecológico para a emergência da mudança, o reforço da autonomia curricular da escola, a promoção da flexibilidade do currículo e da organização pedagógica, bem como a introdução de variáveis curriculares específicas, de âmbito regional ou local. O objectivo deste trabalho é analisar a avaliação que os Conselhos Executivos fazem da forma como a GFC está a ser aplicada ao nível do 3° ciclo do ensino básico (11-14 anos de idade), com especial incidência na área das Ciências Físicas e Naturais. Dados recolhidos através de um questionário, respondido por 21 presidentes dos Conselhos Executivos de escolas onde funciona a GFC, apontam para uma avaliação positiva da experiência da GFC, especialmente ao nível do empenhamento dos professores e da promoção da colaboração entre eles. No que respeita às Ciências Físicas e Naturais, os efeitos parecem situar-se mais ao nível organizacional do que ao nível pedagógico-didáctico. | por |
dc.description.sponsorship | Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) - projecto nº 33352/99 "Ensino integrado das Ciências e da Tecnologia no Quadro de Gestão Flexível do Currículo da Educação básica | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidad de Burgos | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.title | Perspectivas dos conselhos executivos acerca da gestão flexível do currículo: o caso das Ciências Físicas e Naturais | por |
dc.type | conferencePaper | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Perspectivas dos conselhos executivos.pdf | 810,74 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |