Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/9929

TítuloUma metodologia para a integração das tecnologias Web nas unidades curriculares de sistemas e tecnologias da informação no ensino superior
Autor(es)Almeida, Paula de Fátima Peres Teixeira
Orientador(es)Pimenta, Pedro
Palavras-chaveAprendizagem Mediada por Computador
Ensino à Distância
e‐Learning
b‐Learning
Modelos de Instrução
Desenho da Instrução,
Aprendizagem Colaborativa
Ensino Superior
Computer‐based Instruction
Distance Learning
Instruction Models
Instructional Design
Collaborative Learning
Higher Education
Data6-Jul-2009
Resumo(s)Nos nossos dias, a combinação entre a crescente oferta de soluções educativas mediadas pelas tecnologias WEB e a pressão social e política para as adoptar, acarreta novas exigências e desafios relativamente às ofertas proporcionadas pelas instituições do ensino superior, exigindo uma maior flexibilidade, pro‐actividade e capacidade para acompanhar as mudanças e as características voláteis do seu público‐alvo. Para uma integração eficiente, é fundamental avaliar as necessidades de tomadas de decisão, de transformações organizacionais e de comportamento individual. A utilização das tecnologias de comunicação deve ser reflectida de forma a mediar o processo de aprendizagem. A mera disponibilização de computadores nas salas de aula não promove, por si só, a aquisição de conhecimentos. As directrizes educativas actuais apontam a meta a atingir, mas não o percurso a seguir. Este cenário desencadeia a necessidade de avaliação sobre as melhores aproximações pedagógicas para obter uma exploração qualificada. A maior parte dos projectos realiza uma mera transposição da educação presencial tradicional para ambientes de ensino online, comprometendo a eficácia da formação oferecida e desvalorizando o potencial criativo e motivador que as tecnologias WEB podem proporcionar à construção do conhecimento. A procura tanto da compreensão deste fenómeno, como da identificação dos factores críticos de sucesso e dos principais agentes condicionantes, resulta no desenvolvimento de uma metodologia que identifica e descreve as principais etapas, estratégias, princípios e recomendações determinantes no processo de integração das tecnologias WEB nos ambientes de aprendizagem. Este estudo está direccionado para as unidades curriculares da área dos sistemas e tecnologias da informação do ensino superior, justificado pela aptidão de validação numa prática em contexto e também pela facilidade do acesso aos pares. As dificuldades operacionais percepcionadas pela experiência pessoal, conduziram uma profunda revisão da literatura que resultou no desenho de um modelo inicial de suporte ao processo de integração das tecnologias WEB no ensino superior. A investigação, com recurso às metodologias de investigação‐acção e estudo de casos, proporcionou a validação e fundamentação das adaptações ao referido modelo que culminou na apresentação de uma solução final estável e eficiente. O acesso restrito às plataformas de e‐learning e a falta de disponibilidade de alguns professores para a participação neste tipo de iniciativas, nomeadamente para a resposta a questionários de recolha de dados, constituíram as principais dificuldades sentidas.
Nowadays, we deal with a growing offer of educational technology solutions and a constant pressure to use them. It is important to analyze carefully the best pedagogical approaches in order to explore properly the technologies available. Institutions should develop the ability to get adapted to the new features of their clients and to the information technologies and communication that are coming up every day. This scenario demands new challenges related to the offers provided by the high education institutions, which need to operate with a bigger flexibility, pro‐activity and ability to keep up with the changes. In order to integrate properly the technologies in the education environment, it is important to evaluate the needs of the decision making, the organizational changes and individual behavior, involving people with different functions. The use of communication technologies should be analyzed in order to mediate the learning process. The fact of simply making computers available in classrooms does not promote the knowledge construction. The present educative guidelines make the target clear but not the way to get it. The majority of the projects continues to use the traditional education but on the web environment. This scenario does not explore the benefits of digital technologies in the learning construction, affecting the education quality. It is important to identify the main features that influence the understanding of the integration process of technologies in higher education. This research results in a new methodology in which the stages and strategies of the integration technologies process are identified and described. A set of principles and recommendations are therefore presented. The model described is a result of the effort made regarding the understanding of the main success features of good practices, in the web environment, on the information systems/information technology context. The European Council guidelines and the difficulties felt on its implementation justify this research. This project was developed for the information systems/information technology area since both the practical validation and the access to the peers are easy. The first stage consists in a theoretic and literature review about the teachinglearning web process. Later on, many cases that use this kind of environment in high education institutions context are studied. The main difficulties felt are collecting information since the learning platforms are restricted, and also the fact that sometimes peers are not available to cooperate, namely responding to inquiries.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de doutoramento em Tecnologias e Sistemas de Informação (ramo do conhecimento Engenharia e Gestão de Sistemas de Informação)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/9929
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
DSI - Engenharia e Gestão de Sistemas de Informação

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Paula de Fatima Peres Teixeira Almeida.pdfTese de doutoramento8,58 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID