Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/9854

TítuloAudiovideografia e construção de identidades: um estudo de caso com alunos do 6º ano de escolaridade em área de projecto e formação cívica
Autor(es)Ferreira, Maria José Rodrigues Cunha
Oliveira, Lia Raquel
Palavras-chaveCinema educativo
Podcast video
Identidade
Vídeo educativo
Auto-regulação
Educação para os media
Motivação
Educational cinema
Educational video
Identity
Self-regulation
Motivation
Media education
Data2009
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Competência do Projecto Nónio Século XXI
CitaçãoDIAS, P. ; OSÓRIO, A. J., ed. lit. – “Challenges 2009 : actas da Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, 6, Braga, 2009”. Braga : Centro de Competência Nónio Séc. XXI da Universidade do Minho, 2009. p. 1591-1596.
Resumo(s)O trabalho de investigação aqui apresentado tem por objectivo estudar e, se possível, tentar demosntrar que a audiovideografia na perspectiva de "video-educativo na 1ª pessoa" pode constituir uma ajuda importante para a aprendizagem do aluno, sobretudo na tomada de consciência da sua identidade e nos processos de auto-regulação. Parece-nos que, se ao aluno for permitido ter um papel activo, criativo, participativo, interactivo com o mundo circundantes, a aprendizagem se tornará mais atraente, mais cativante e logo mais fluente. As tecnologias, se usadas no ensino adequadamente, poderão contribuir para este investimento dos alunos no seu próprio, individual e único processo de aprendizagem. Ao estudante dá-se, por norma, mais daquilo que ele não quer. O problema não reside na falta de acréscimo da carga horária em cada disciplina mas nas estratégias de ensino utilizada para ensinar, nos meios a que se recorre e na inovação.
The goal of this investigation is to study and, if possible, try to demonstrate that audiovideography seen as ‘educational video in the first person’, can constitute an important aid for learning, specially in making sense of identity and in the processes of self-regulation. It seems to us that, if the student is allowed to have an active role, creative, participative, interacting with the surrounding world, learning will soon become more attractive, captivate and consequently more fluent. The technologies, if used adequately in education, will be able to contribute for this investment of the student in its proper, individual and unique process of learning. Usually, we give students a lot of what they don’t want. The problem stands not in the lack of time devoted to the disciplines but in the educational strategies used to teach, in the resources used and in innovation.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/9854
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Volume de Atas / Proceedings


Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID