Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/9759
Título: | Etapas processuais do trabalho de casa e efeitos auto-regulatórios na aprendizagem do inglês: um estudo com diários de TPC no 2.º ciclo do ensino básico |
Outro(s) título(s): | Homework process phases and self-regulatory effects on learning english as foreign language (EFL): a study based on elementary school students’ homework diaries |
Autor(es): | Silva, Rosa Maria Ferreira Mourão da |
Orientador(es): | Rosário, Pedro |
Palavras-chave: | Diários de TPC de Inglês Auto-regulação da aprendizagem Aproveitamento académico 2.º CEB English foreign language (EFL) homework diaries Self-regulated learning Academic achievement 5th and 6th grades Elementary School |
Data: | 9-Set-2009 |
Resumo(s): | A presente dissertação centra-se no estudo do Trabalho de Casa (TPC),
entendido com um processo temporal tripartido (Cooper, 2001), integrando três
diferentes etapas - preparação/prescrição na escola, realização em casa, e controlo e
feedback providenciado, de novo na escola. Ferramenta instrutiva universal e
intemporal, influenciada por um largo espectro de factores e variáveis de ordem pessoal,
comportamental e ambiental, afectos aos diferentes actores intervenientes no seu
processo (professores, alunos e pais), o TPC transborda complexidades. Historicamente
o TPC tem marcado presença na literatura internacional com estudos fortemente
focalizados na avaliação dos seus efeitos através da variável tempo gasto no TPC e
demasiado centrados na óptica de professores e pais, conhecendo-se muito pouco ainda
das emoções e motivações experienciadas pelos alunos durante a realização do TPC, do
impacto do completamento das tarefas prescritas na qualidade das suas aprendizagens e
no seu aproveitamento académico. Com revigorada presença na literatura internacional
em anos bem recentes, o TPC desvenda-se agora como estratégia educativa com
assumido potencial de auto-regulador das aprendizagens. Respaldados na teoria
sociocognitiva da aprendizagem auto-regulada e indicadores de modelos de TPC de
forte matiz auto-regulatório (e.g., Trautwein et al., 2006a,b), empreendemos um
percurso exploratório das três etapas do processo do TPC tomando as tarefas prescritas
como objecto de análise e lançando agarras para o estudo aqui apresentado e analisado.
Focalizando o nosso estudo na disciplina de Inglês e em alunos do 2.º Ciclo do Ensino
Básico, desenvolvemos três linhas de investigação centradas em dois eixos de
movimentação – variáveis de TPC a nível do aluno e variáveis de TPC a nível do
professor. Tendo por base diários de TPC, repetidamente recolhidos no espaço temporal
entre dois testes, num universo de 591 alunos, do 5.º e 6.º ano de escolaridade, e
respectivos professores, avaliamos, numa primeira linha de investigação, através de
análises de regressão linear, o poder preditor de um conjunto de variáveis de TPC de
Inglês - nível aluno – (e.g., dificuldade percebida na realização dos TPC; esforço
percebido na realização dos TPC; número de TPC realizados) das variáveis
motivacionais, auto-regulação e auto-eficácia no domínio, da variável de trabalho,
tempo de estudo pessoal, e da variável de rendimento proximal, nota do teste, tendo
com anterioridade analisado o poder preditor destas últimas variáveis sobre o
rendimento final, nível obtido no 2.º período a Inglês. Numa segunda linha de
investigação, recorrendo a análises estatísticas ANOVAs, analisamos o impacto das
diferentes tipologias de tarefas de TPC prescritas e das diferentes tipologias de feedback
de TPC providenciado pelos vários professores nas anteriormente referidas variáveis
motivacionais, de trabalho e de rendimento proximal. Por último, numa terceira linha de
investigação, recorrendo a testes de qui-quadrado, analisamos o grau de conformidade
entre o tempo de TPC estimado pelo professor e o tempo de TPC gasto pelo aluno na
realização. Os resultados obtidos relevam o importante papel do TPC como potenciador
da auto-regulação das aprendizagens dos alunos e, consequentemente, do seu
aproveitamento académico, sugerindo um indispensável revigoramento e refinamento
desta estratégia de ensino-aprendizagem, por parte dos docentes, e uma merecida
valorização pelos educadores em geral. The present dissertation focus on the study of homework understood as a time process divided into three different phases (Cooper, 2001) – homework preparation and assignment at school; homework completion at home; homework control and feedback back at school. Although homework is an ancestral worldwide used instructional tool it also happens to be a very complex educational strategy due to the fact that it is influenced by a large number of personal, behavioral and contextual factors and variables concerning the three actors participating in the process (teachers, students and parents). Homework has a long historical tradition in international literature, however, as most studies focus on the variable time spent on homework or deal with teachers and parents’ perspectives on the subject, empirical evidence of the emotions and motivations experienced by students while completing the assigned homework tasks at home, of the impact of homework completion on students’ learning process and on their academic achievement is still lacking. In recent years homework appears with renewed vigor in literature due to its assumed potential as a privileged selfregulatory learning tool. Anchored on the social cognitive perspective of self-regulated learning and on self-regulatory models of homework (e.g., Trautwein et al., 2006a, b) and taking the homework assignments as object of study, the three phases of the homework process are visited and analyzed providing a theoretical basis to the research study developed and presented in this work. Centered on a specific domain – English Foreign Language (EFL) – and enrolling students attending 5th and 6th grades Portuguese compulsory education and their teachers, our empirical study includes three lines of research rotating on two different axes – homework variables both at student level and at teacher level. The study is based on homework diaries, collected repeatedly along a period of time between two unit tests in a sample of 591 students and corresponding teachers. In a first line of research, regression analyses have been conducted to evaluate the predictive power of a set of English homework variables at student level (e.g., perceived difficulty in completing the homework assignments; perceived effort in completing the homework assignments; number of homework assignments completed) on the motivational variables, self-regulation and self-efficacy in the domain, on the work variable, time spent at home studying for school, and on the variable of immediate outcome, unit test grade, after having evaluated the later variables as predictors of the long term measure class grades (end of term grades). In a second line of research, ANOVAs have been conducted to analyze the effect of the different types of homework tasks assigned and of the different types of homework feedback provided by the teachers on the previously mentioned motivational, work and immediate outcome variables. In a third and last line of research, by means of Chisquare analyses teachers’ reports of estimates of homework time and students’ reports of time spent on homework have been compared in order to evaluate the level of congruency and association between them. Our findings underline the important role played by homework on the enhancement of students’ self-regulated learning and, consequently, on their academic achievement, suggesting how invaluable the refined use of this teaching and learning strategy can be whenever its instructional quality is improved, a lesson that teachers and educators should be taught in order to better value and continue to rely on the potential of this ancestral educational tool. |
Tipo: | Tese de doutoramento |
Descrição: | Tese de doutoramento em Educação (área de especialização de Psicologia da Educação) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/9759 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: |